Congresso técnico consolida debates sobre dragagem, meio ambiente, marinas e políticas portuárias e entra na agenda do MPOR.
Redação TN Petróleo/AssessoriaTeve início nesta segunda-feira (22) a 3ª edição do Congresso Técnico Portos & Costas Brasil, que se consolida como um dos mais importantes fóruns de inteligência portuária do país. Realizado no Riviera Convention Center, na Praia Brava, em Itajaí, o evento abriu com debates sobre infraestrutura portuária, navegação, hidrovias, engenharia e processos costeiros, conduzidos por especialistas das esferas pública e privada.
Para o oceanólogo Maurício Torronteguy, idealizador do congresso, a relevância está na diversidade e qualidade técnica das apresentações. "Os temas e palestrantes foram definidos após uma apurada curadoria, que garantiu trazer para Itajaí o que há de melhor em cada área", afirmou.
O representante da Secretaria Nacional de Portos e Transporte Aquaviário, Julio Cesar de Sousa Dias, também destacou o padrão técnico: "Os debates são ricos e permitem aprofundamento. Saímos daqui com ideias novas e propostas concretas para aperfeiçoar as políticas públicas do setor portuário. É um evento já consolidado, com grandes perspectivas para o futuro". Ele ressaltou ainda que, a partir deste ano, o Portos & Costas Brasil passou a ter apoio institucional do Ministério dos Portos e Aeroportos, entrando para o calendário oficial da pasta.
Programação desta terça-feira
A programação segue nesta terça-feira (23) com novos eixos temáticos. Entre os destaques está a palestra de Alsimar Santos Damasceno, da VPorts, sobre os desafios da primeira e única autoridade portuária privada do Brasil. A Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, representada pelo capitão de mar e guerra RM1 Marcos Taylor Fontes, também participa com exposição sobre a atuação da autoridade marítima.
O painel de Dragagem reúne Willian Fronza (Van Oord), John Verly (Royal IHC), Calebe Sangi Silva (VLI) e representantes da Autoridade Portuária de Santos, com foco em descarbonização, sustentabilidade tecnológica e gestão de profundidades.
Na temática de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, participam Larissa Santos (Ministério dos Portos e Aeroportos), Carlos Eduardo Costa e André Vieira (SK Ambiental), Adriano Truffi Lima (Vast Infraestrutura) e Sergio Estima (NEMA), debatendo práticas ambientais e estratégias de descarbonização.
O congresso também abre espaço para marinas e cruzeiros, com apresentações de Juliana Menegucci (MTCN), Paulo Fabiano Ferreira Filho (BR Marinas), Marco Ferraz (CLIA) e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que compartilha a experiência da Marina Beira-Mar Norte, e moderação de Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.
Encerrando a agenda, o presidente da AOCEANO, Fernando Luiz Diehl, apresenta uma palestra institucional sobre a contribuição da oceanografia para projetos de portos e costas.
Fale Conosco
23