Eólica Offshore

Especialistas defendem nacionalização de cadeia produtiva para energia eólica offshore durante evento na Firjan

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
02/06/2021 15:22
Visualizações: 1426 (0) (0) (0) (0)

DivulgaçãoO Brasil tem capacidade de desenvolver uma cadeia produtiva forte para a eólica offshore com conteúdo nacional, até mesmo em relação à logística dos equipamentos. Essa é a opinião dos especialistas que participaram da websérie "Novas Energias − desenvolvimento de eólicas offshore no Brasil e a experiência holandesa", promovida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) em parceria com o consulado da Holanda, em 01/06.

No encontro on-line, Niels Veenis, cônsul-geral adjunto e chefe do Setor de Energia − Brasil do consulado geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro, afirmou que uma das medidas mais importantes do governo holandês foi trabalhar com um planejamento, assegurando que isso dá garantia para desenvolvedores e leva confiança aos investidores, além de reduzir custos.

"O Brasil tem um potencial de 700 gigawatts para eólicas offshore, que é 10 vezes mais do que a Holanda", assinalou ele. O encontro, mediado por Fernando Montera, coordenador de Relacionamento de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, foi a primeira edição da nova websérie. Para este mercado, a federação promove também a websérie Óleo, Gás e Naval.

Elbia Gannoum, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e vice-presidente do Conselho Global de Energia Eólica (Board of Global Wind Energy), destacou que o mundo busca cada vez mais, dentro do cenário de transição energética, investimentos que sejam alinhados com estratégias de ESG - Ambiental, Social e Governança (em português).

Segundo ela, o Brasil tem um desafio diferente de outras nações na busca pela economia de baixo carbono. "O país tem que fazer gestão não da escassez, e sim da abundância. Nós temos muito recurso e, por isso, vamos trilhar nesse caminho".

Para Erick Aeck, diretor executivo da Van Oord – Brasil, o calcanhar de Aquiles na instalação de um parque offshore é a cadeia de suprimentos. "É extremamente importante, porque não seria preciso contar com importação de equipamentos. E estar próximo vai facilitar a implantação do parque", explicou.

Diretor de Desenvolvimento de Negócios da SBM Offshore, Rafael Torres destacou que antes de fazer um parque grande e flutuante, primeiro é preciso tratar das eólicas offshore fixas. "O caminho é esse, à medida que vai crescendo a turbina, dominando a tecnologia e a manufatura dos componentes. A nossa ideia é até que seja possível brigar entre offshore flutuante e fixa. Esse tem sido o nosso objetivo a curto prazo".

Fernando Montera ressaltou que as oportunidades de projetos de eólicas offshore no Brasil não se configuram como de curto prazo, mas que serão uma realidade no futuro. "Para a indústria estar apta a atender os projetos futuros, parte importante é trabalhar as sinergias com o mercado offshore hoje".

Assista à primeira edição da Websérie Novas Energias no YouTube da Firjan em https://www.youtube.com/watch?v=yuM3FxS2Efw

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
IBP
Decisão da Agenersa sobre migração de consumidores para ...
13/08/25
Oportunidade
Com cerca de 300 mil empregos, setor eletroeletrônico mi...
13/08/25
Fenasucro
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasi...
13/08/25
Fenasucro
Na Fenasucro, ORPLANA fala da importância de consenso en...
13/08/25
Fenasucro
Brasil terá que produzir 1,1 bilhão de litros de combust...
12/08/25
Fenasucro
Treesales estreia na Fenasucro & Agrocana e integra deba...
12/08/25
Curitiba
Setor energético será discutido durante a Smart Energy 2...
12/08/25
PD&I
Vórtices oceânicos em interação com correntes podem gera...
12/08/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Negócios caem, mas Indicadores continuam f...
12/08/25
ANP
Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarboni...
12/08/25
Resultado
Vibra avança em market share e projeta crescimento
12/08/25
Transição Energética
Repsol Sinopec Brasil reforça compromisso com inovação e...
11/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 12, c...
11/08/25
Fenasucro
Consolidada na área de Biogás, Mayekawa é presença confi...
11/08/25
Sergipe Oil & Gas 2025
“Descarbonização da matriz energética é o futuro”, diz g...
11/08/25
Pessoas
Novo presidente da PortosRio realiza visita ao Porto de ...
11/08/25
Fenasucro
ORPLANA debate sustentabilidade no setor canavieiro na F...
11/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22