Comunicação

XCOM assina nova campanha para a Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, com foco em integridade da informação

Assessoria
23/08/2024 14:46
XCOM assina nova campanha para a Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, com foco em integridade da informação Imagem: Divulgação Visualizações: 588 (0) (0) (0) (0)

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) anuncia o lançamento da campanha digital "Tem tempo? Tem tempo!", uma iniciativa desenvolvida em parceria com a agência XCOM para promover a integridade da informação e combater a disseminação de desinformação nas plataformas digitais, um problema frequente nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

Sabemos que notícias falsas podem ter um impacto significativo no processo eleitoral, influenciando a opinião pública e deslegitimando os resultados das eleições. Por isso, a campanha promove a integridade da informação e a responsabilidade digital, especialmente em tempos de alto volume de informação consumida por diversos meios.”, explica Viviana Toletti, CEO da XCOM.

De acordo com dados divulgados em 2022 pelo Poynter Institute, em parceria com o Google, 4 em cada 10 pessoas afirmam receber notícias falsas diariamente.  Além disso, segundo a mesma pesquisa, 43% dos brasileiros afirmaram já ter compartilhado conteúdos e, posteriormente, perceberam que se tratava de fake news. Os jovens, especialmente da Geração Z (18 a 25 anos), são os mais propensos a admitir o envio de notícias falsas. 

Outro estudo, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, revelou que durante a campanha eleitoral de 2022, a média diária de mensagens falsas cresceu de 196,9 mil antes do primeiro turno, para 311,5 mil durante o segundo turno. Esse aumento foi registrado em plataformas como Telegram (23%), WhatsApp (36%) e Twitter (57%). No Youtube (17%), Facebook (9%) e Instagram (5%) os números também aumentaram, porém em proporções menores. 

Descontraída e positiva, a campanha “Tem tempo? Tem tempo!”, com conceito criativo da XCOM, incentiva a responsabilidade ao compartilhar informações online. O objetivo é educar e conscientizar a população a refletir sobre a veracidade das informações antes de compartilhá-las, independentemente da faixa etária.

“A missão central do UNIC Rio é promover o entendimento sobre o trabalho e os objetivos da ONU, alcançando diversos setores da sociedade”, diz Diêgo Lôbo, diretor interino do UNIC Rio.  “Estamos muito animados com esta parceria, que faz parte de nossos esforços para romper o ciclo da desinformação, combater as consequências nefastas da disseminação de informações falsas e apoiar iniciativas de fortalecimento da integridade da informação, uma prioridade da ONU em todo o mundo”, completa.

 

Ficha técnica:

Nome da Campanha: “Tem tempo? Tempo tem!”

Cliente: Unic RIO

Criação: Viviana Toletti, Paulo Rennó, Talita Benegra, Luiza Torres, Maria Eduarda Costa e Rafael Costabeber

Atendimento: Talita Benegra e Luiza Torres

Diretores envolvidos: Viviana Toletti e Daniel Bruin

Aprovação do cliente: Diêgo Lôbo, Ana Rosa Reis de Gusmão e Francisco da Silva Filho

 

###

Sobre a XCOM

Uma das agências mais modernas e inovadoras do mercado brasileiro, a XCOM oferece uma gama completa de soluções de relações públicas, marketing de influência e marketing digital. Com 10 anos de vida, possui escritório em São Paulo e presença em alianças globais de comunicação, a agência tem uma equipe multidisciplinar.  A XCOM adota conceitos modernos de construção de awareness e share of voice e aplica diversas ferramentas de comunicação para atingir os mais complexos objetivos de seus clientes. Nossos propósitos: ética, olhar humano e cidadania.

Sobre o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) é elo ativo entre as pessoas, os meios de comunicação, as instituições educacionais, organizações não-governamentais no país e a ONU. O UNIC Rio trabalha para promover a maior compreensão e o apoio do público brasileiro ao trabalho da ONU.

 

C R I A Ç Ã O é um projeto que tem por objetivo compartilhar cases de comunicação/publicidade, criadas e exibidas no mundo todo e que abordem temas como DE&I, energia, saúde mental, e outros transversais ao nosso setor. A ideia é que possam servir de inspiração para a área criativa da nossa indústria e ajudar a tornar o nosso mercado mais humano, solidário e sustentável. Ah! E, caso tenham profissionais brasileiros envolvidos, melhor ainda!😊💚

*A curadoria dos conteúdos para este projeto está sob a coordenacão da nossa diretora de comunicação, Lia Medeiros
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parcerias
Tan Jin-Yon Bryne: Conectando Brasil e Singapura através...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Inclusão Profissional
O Desafio e a Resiliência de Ser uma Empreendedora Preta...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Parceria
Lideranças da Indonésia e do Brasil debatem parcerias es...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Rio de Janeiro
Petrobras participa do G20 Social
14/11/24
Meio ambiente
Petrobras e BNDES fazem nova parceria para restauração e...
14/11/24
Transição Energética
Ainda dá tempo de se inscrever no "Seminário Brasil e Bé...
13/11/24
Internacional
Na COP 29, MME debate a importância de ampliar investime...
13/11/24
Biometano
Biometano na rede de gás natural busca impulsionar econo...
13/11/24
Oportunidade
UDOP lança Banco de Talentos para profissionais e recrut...
11/11/24
Energia Eólica
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução d...
11/11/24
Etanol
Anidro e hidratado encerram a semana com pequena variaçã...
11/11/24
Energia elétrica
Desempenho em outubro é o melhor do ano e expansão da ge...
08/11/24
Hidrogênio
Primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do e...
08/11/24
Etanol
Cientistas mapeiam microbioma de usinas em busca de maio...
07/11/24
Metanol
ANP amplia monitoramento da comercialização de metanol c...
07/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21