Biogás

Transição energética no Brasil: biogás é uma das principais alternativas para a sustentabilidade

Air Products aposta na instalação, operação, gestão técnica e operacional de plantas de biogás em todo território nacional

Redação TN Petróleo/Assessoria
29/11/2022 15:57
Transição energética no Brasil: biogás é uma das principais alternativas para a sustentabilidade Imagem: Divulgação Air Products Visualizações: 476

Uma alternativa benéfica ao meio ambiente, o biogás é o biocombustível obtido pela fermentação anaeróbica de matéria orgânica, ou seja, resíduos residenciais ou industriais. Com a sua purificação, obtém-se o biometano, que pode ser utilizado para fins veiculares, instalações residenciais, industriais e comerciais. A queima do biometano como combustível é mais benéfica pois evita a emissão do metano, que tem o potencial de aquecimento de aproximadamente 80 vezes maior que o do CO2.

Alinhada com o objetivo mundial de descarbonização, a Air Products estabeleceu a meta “1/3 até 2030” para reduzir as próprias emissões e vem estimulando seus clientes a reduzir os impactos ambientais por meio de aplicações de novas tecnologias voltadas à eficiência energética, captura, sequestro e conversão de gases de efeito estufa e uso de hidrogênio verde.

A purificação do biogás para produção de biometano já é uma realidade no mundo e no Brasil. A Air Products tem participado deste mercado, uma vez que oferece soluções de operação de plantas de biogás/biometano para indústrias, aterros sanitários e empresas agrícolas, de rejeitos alimentícios e para produção de hidrogênio a partir da reforma do biometano. “Somos reconhecidos por oferecer a solução completa para garantir a entrega do gás, já que instalamos, operamos e mantemos a planta com responsabilidade sobre a parte técnica, operacional e de manutenção. O cliente tem o benefício pelo gás, sem precisar fazer um grande investimento, a partir do nosso modelo de negócio”, explica Pedro Henrique Fernandes Batista, gerente de Desenvolvimento de Negócios Não-Convencionais da Air Products.

Segundo ele, o cliente assume apenas um valor mensal pelo projeto e, enquanto paga, já gera receita pelo benefício de ter o gás. “O nosso objetivo, como especialistas, é levar a solução sustentável, entregar a capacidade necessária e manter o negócio do cliente faturando”, explica Batista. E completa: “um dos maiores desafios globais é a transição energética, ou seja, mudar o enfoque de combustíveis fósseis para alternativas baseadas em fontes renováveis. A geração de energia limpa contribui para diminuir as emissões de gases de efeito estufa”.

A Air Products também fabrica membranas para purificação (upgrading) do biogás para biometano, as quais já estão em operação em diversos projetos pelo mundo. O sistema de membranas de purificação retira os contaminantes do biogás de forma confiável e com baixo impacto ambiental.

Por isso este sistema tem sido muito recomendado para obtenção de biometano, que pode ser utilizado para geração de energia térmica, elétrica, produção de hidrogênio ou como combustível veicular, tornando assim os processos mais econômicos e sustentáveis. “No Brasil, pretendemos ampliar ainda mais nossa participação por meio de investimentos, integração de diferentes tecnologias, operação e manutenção destes sistemas de maneira a acelerar as oportunidades locais. A transição energética é fundamental”, conclui Batista.

Entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro a Air Products participará do 9º Fórum do Biogás, o maior evento deste setor da América Latina, promovido pela Associação Brasileira de Biogás. Nele representantes de entidades públicas e privadas discutirão sobre os desafios do desenvolvimento energético e apresentarão as suas soluções para o mercado. O tema deste ano será: Biogás, a revolução sustentável já começou!

Para saber mais: https://www.airproducts.com.br/company/innovation/carbon-capture

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20