Equipamento evita perda de gás para a atmosfera.
Revista TN Petróleo, Redação com Assessoria
Rigorosos Testes de Aceitação de Campo (TAC) feitos por especialistas da Petrobras confirmaram a confiabilidade operacional dos compressores que usam o sistema RoTechBooster, um booster de pressão desenvolvido pela EagleBurgmann, empresa especializada em soluções de vedação de alta tecnologia para várias indústrias. O anúncio dos resultados dos testes foi feito pela própria Petrobras, que adquiriu inicialmente quatro unidades da tecnologia para as unidades de Coari e Juaruna, ambas no estado do Amazonas.
O sistema RoTechBooster foi lançado pela companhia alemã para solucionar os problemas de circulação de gás no sistema de selagem dos compressores. Desta forma, ele contribui para evitar vazamentos e perdas de gás para a atmosfera.
“O RoTechBooster é um booster de pressão composto por rotor centrífugo, carcaça do compressor para alta pressão, motor e acoplamento magnético pelo qual é eliminado o problema de contaminação do gás comprimido e perdas de gás para a atmosfera, com maior proteção ao meio ambiente e ao selo a gás. Seus benefícios foram comprovados com os compressores operando em condições extremas para, justamente, avaliar a performance e a eficiência operacional do equipamento”, conta o diretor geral da EagleBurgmann para a América do Sul, Benito De Domenico Jr..
A confiabilidade operacional dos compressores equipados com a tecnologia evidenciou alguns benefícios, como a simplificação dos aspectos logísticos da operação, redução dos custos com fornecimento de nitrogênio externo, que atualmente são muito usados no processo de selagem dos turbos-compressores. “Com esta inovação, o próprio gás natural que circula no gasoduto é usado tanto para a partida como para a parada final da operação do equipamento”, explica o engenheiro de aplicação da EagleBurgmann, Eduardo Peter Schonenberger. O sistema, segundo ele, é usado principalmente durante a partida e a parada dos compressores, momentos nos quais a inexistência ou pequeno diferencial de pressão não possibilita a circulação suficiente de gás pelo sistema de selagem, que é essencial para o perfeito funcionamento do selo e do compressor em operação.
“O RoTechBooster foi desenvolvido com objetivo de garantir maior confiabilidade operacional ao sistema. A questão do desgaste foi eliminada com um projeto diferenciado e o uso de acoplamento magnético. Em outras palavras, a vida útil do compressor equipado com esta tecnologia passou a ser quatro vezes maior que a de um booster comum, além de não apresentar riscos de funcionamento após um longo período em stand by”, afirma De Domenico.
Fale Conosco
22