O superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, recebeu na manhã de ontem (26) a visita do diretor executivo do Porto de South Louisiana, Joel Thomas Chaisson. A visita, organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), teve como objetivo con
Jornal AgoraO superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, recebeu na manhã de ontem (26) a visita do diretor executivo do Porto de South Louisiana, Joel Thomas Chaisson. A visita, organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), teve como objetivo conhecer a infraestrutura portuária gaúcha. Ainda participaram da visita os representantes do Porto de South Louisiana, Lee Joseph Amedee, e da empresa norueguesa Westfal-Laresen Shipping, Luiz Gomes, mais o diretor-presidente da Praticagem da Lagoa dos Patos, Rios, Portos e Terminais do RS e conselheiro de Infraestrutura da Fiergs, Geraldo Almeida.
Em Rio Grande, a comitiva assistiu à apresentação ?Porto do Rio Grande: Investimentos e Expansão?, proferida pelo chefe da Divisão de Planejamento do porto rio-grandino, Darci Antônio Tartari. Posteriormente, o grupo visitou o cais do Porto Novo e realizou um passeio de lancha pela orla portuária. O Porto de South Louisiana, que administra 86km do rio Mississipi, é uma agência pública, não estatal, com plena autonomia, que procura parceiros, oferece terrenos, financia projetos e constrói terminais.
Como resultados da sua autonomia e da participação das comunidades regionais, estão hoje instalados nas margens do Mississipi 59 grandes indústrias e 60 terminais portuários, a grande maioria privativos. Anualmente passam pelo porto 55 mil barcaças e 4 mil navios de longo curso, atingindo uma movimentação anual média de 240 milhões de toneladas. A Comitiva, que já esteve no Porto de Santos e na Fiergs, reuniu-se na tarde de ontem com representantes da Secretaria de Infraestrutura do Estado e da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), com a qual assistiria apresentação sobre o Porto de Porto Alegre e as hidrovias gaúchas.
O próximo compromisso dos representantes do Porto de South Louisiana, antes de retornar aos Estados Unidos, será visitar o Porto de Buenos Aires, na Argentina.
Fale Conosco
21