Aquisição

Cade aprova aquisição da CSAV pela Hapag Lloyd

A Hapag Lloyd é o sexto maior armador de contêineres do mundo.

Valor Online
10/11/2014 11:45
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O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a incorporação do armador internacional CSAV pela concorrente Hapag Lloyd. Ambas as empresas, chilena e alemã, respectivamente, atuam no transporte marítimo de contêineres com origem ou destino final na Costa Leste da América do Sul, escalando regularmente os portos brasileiros. 
A análise do órgão buscou apurar se a operação geraria impactos concorrenciais em rotas de transporte marítimo com origem ou destino final na Costa Leste da América do Sul (Brasil), em que ambas as requerentes atuavam. Os grupos econômicos das empresas envolvidas possuíam faturamento bruto, no Brasil, superior a R$ 750 milhões e R$ 75 milhões.
Segundo o Cade, eventuais atos de concentração que possam afetar negativamente a concorrência no território brasileiro podem ser passíveis de restrições ou reprovação pelo órgão, o que não se configurou na análise desse caso. “A Superintendência analisou as condições de concorrência nessas rotas e concluiu que existe rivalidade suficiente para descartar a hipótese de eventuais efeitos anticompetitivos decorrentes da operação”, disse em nota.
A Hapag Lloyd é o sexto maior armador de contêineres do mundo. Com a incorporação da CSAV, será a quarta maior companhia marítima de contêiner do mundo, com cerca de 200 navios e movimentação anual de 7,5 milhões de Teus (contêiner de 20 pés), além de um giro anual aproximado de 9 bilhões de euros.
Em nota, o armador alemão disse que outros órgãos de defesa da concorrência nos Estados Unidos, Europa e Chile, onde ambas as empresas atuam, já aprovaram a transação.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a incorporação do armador internacional CSAV pela concorrente Hapag Lloyd.

Ambas as empresas, chilena e alemã, respectivamente, atuam no transporte marítimo de contêineres com origem ou destino final na Costa Leste da América do Sul, escalando regularmente os portos brasileiros. 

A análise do órgão buscou apurar se a operação geraria impactos concorrenciais em rotas de transporte marítimo com origem ou destino final na Costa Leste da América do Sul (Brasil), em que ambas as requerentes atuavam.

Os grupos econômicos das empresas envolvidas possuíam faturamento bruto, no Brasil, superior a R$ 750 milhões e R$ 75 milhões.

Segundo o Cade, eventuais atos de concentração que possam afetar negativamente a concorrência no território brasileiro podem ser passíveis de restrições ou reprovação pelo órgão, o que não se configurou na análise desse caso.

“A Superintendência analisou as condições de concorrência nessas rotas e concluiu que existe rivalidade suficiente para descartar a hipótese de eventuais efeitos anticompetitivos decorrentes da operação”, disse em nota.

A Hapag Lloyd é o sexto maior armador de contêineres do mundo.

Com a incorporação da CSAV, será a quarta maior companhia marítima de contêiner do mundo, com cerca de 200 navios e movimentação anual de 7,5 milhões de Teus (contêiner de 20 pés), além de um giro anual aproximado de 9 bilhões de euros.

Em nota, o armador alemão disse que outros órgãos de defesa da concorrência nos Estados Unidos, Europa e Chile, onde ambas as empresas atuam, já aprovaram a transação.

 

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