Combustíveis

Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órgãos públicos e agentes privados na crise do RS de 2024

Assessoria ANP
22/04/2025 10:28
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órgãos públicos e agentes privados na crise do RS de 2024 Imagem: TN Petróleo Visualizações: 1213

A ANP realizou, em 16/4, em Porto Alegre (RS), evento para debater e avaliar a atuação da Agência, outros órgãos públicos e agentes privados durante a situação de emergência no estado, em maio de 2024, devido às chuvas.

No encontro, foi apresentado o Relatório sobre Logística de Abastecimento no RS, que mostra o trabalho desenvolvido pela ANP na ocasião, relativo à garantia do abastecimento e à fiscalização da qualidade dos combustíveis comercializados na região. Também ocorreram apresentações do Ministério de Minas e Energia (MME), sobre o papel do órgão em situações de crise, e de agentes econômicos do segmento de abastecimento.

Na avaliação dos palestrantes, a atuação da ANP foi bem-sucedida, tendo possibilitado a garantia do abastecimento, a manutenção da qualidade dos combustíveis e facilitado a atuação dos agentes regulados na mitigação da crise.

Contudo, foi pontuado pela ANP que é importante complementar o Relatório com informações sobre a atuação das empresas privadas relativas a medidas de mitigação de seus riscos internos, bem como sociais e humanitárias. Essas medidas disseram respeito, inclusive, aos seus próprios funcionários, considerando que precisaram, simultaneamente, lidar com a crise em suas próprias casas e famílias, e trabalhar para a mitigação dos efeitos da situação de emergência para a sociedade. Segundo a Agência, essas ações foram acertadas e contribuíram para o sucesso das operações. Por isso, foi solicitado que as empresas enviem esses dados para a complementação do documento.

Na abertura do evento, o superintendente de Distribuição de Logística da ANP, Diogo Valerio, ressaltou a importância do trabalho conjunto em situações como essa. "É preciso destacar o esforço conjunto entre ANP, Ministério, órgãos estaduais e municipais e agentes econômicos do setor para o sucesso desse trabalho. Todo esse esforço, com os órgãos e empresas focando nas questões sociais, trouxe à tona o lado humano da crise".

O superintendente de Fiscalização do Abastecimento, Julio Nishida, também falou sobre a importância do trabalho integrado e destacou, em especial, a atuação do Núcleo Regional de Fiscalização da ANP em Porto Alegre. "A equipe mapeou as áreas mais atingidas pelas enchentes, monitorou a evolução dos preços e a disponibilidade de combustíveis automotivos e de GLP, bem como realizou vistorias em campo, a fim de levantar dados sobre estoques e mitigar eventuais desabastecimentos pontuais - tudo isso enquanto lidava com os impactos da crise em suas próprias casas ou nas de familiares", afirmou.

Na ocasião da crise, a ANP iniciou um trabalho de monitoramento da situação e publicou uma série de decisões para mitigar os efeitos no abastecimento, como flexibilizações nas misturas de biocombustíveis aos combustíveis fósseis e autorizações de cessões de espaço entre distribuidores. A Agência participou ainda de reuniões constantes com órgãos públicos e representantes do setor de combustíveis, para acompanhar a situação e avaliar as ações necessárias. Também foi realizado um trabalho diário em campo, verificando bases de distribuição, postos de combustíveis e revendas de GLP (gás de cozinha) para obter um panorama do abastecimento.

No período, a Agência reforçou ainda o trabalho conjunto com órgãos municipais e estaduais de defesa do consumidor, para identificar e coibir a prática de preços abusivos, além da verificação de aspectos de qualidade dos combustíveis. Nessas ações, não foram identificados preços abusivos, apenas variações normais decorrentes da dificuldade logística na região. Tampouco foram registrados importantes problemas de qualidade em decorrência das enchentes.

Também foram feitas ações de orientação aos revendedores da região sobre como proceder após a fase crítica da calamidade, de forma a garantir que equipamentos danificados ou produtos contaminados não gerassem prejuízos aos consumidores. Foi divulgada uma cartilha com essas orientações, que pode ser consultada em https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/fiscalizacao/fiscalizacao-do-abastecimento/orientacoes-para-postos-revendedores-no-rio-grande-do-sul.

Além da ANP e do MME, fizeram apresentações o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Petrobras.

As apresentações realizadas pela ANP no evento podem ser consultadas na página https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/apresentacoes-palestras/2025/apresentacao-do-relatorio-sobre-logistica-de-abastecimento-rs.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 começa em uma semana com programação int...
21/10/25
Combustíveis
Postos Petrobras mantêm liderança em confiança com progr...
21/10/25
Petrobras
Perfuração é liberada na Margem Equatorial
21/10/25
Etanol
Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa a...
21/10/25
Projeto
Parceria entre Neoenergia e Estaleiro Atlântico Sul most...
21/10/25
OTC Brasil 2025
PPSA realiza evento sobre Leilão de Áreas Não Contratada...
21/10/25
ANP
Transmissão do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha...
21/10/25
Combustíveis
Petrobras reduz preços da Gasolina A em 4,9% para distri...
21/10/25
Pré-Sal
União recebe R$ 1,54 bilhão por acordo celebrado entre P...
21/10/25
Margem Equatorial
Concessão de licença para perfuração na Margem Equatoria...
20/10/25
Margem Equatorial
Manifestação da ABESPetro sobre o licenciamento da Marge...
20/10/25
Combustíveis
Fiscalização do abastecimento: ANP firma acordo com o Ip...
20/10/25
Negócio
Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e ...
20/10/25
Etanol
Anidro recua 0,15%, e hidratado sobe 0,77%
20/10/25
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23