Chamada Pública

Workshop de apresentação da Chamada Pública para o suprimento de GN é realizada pela ALGÁS, BAHIAGÁS e PBGÁS

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/07/2021 14:21
Visualizações: 612 (0) (0) (0) (0)

A ALGÁS, BAHIAGÁS e PBGÁS promoveram no último dia 30, um workshop virtual para apresentação da chamada pública para o recebimento das propostas de suprimento de gás natural junto aos players do mercado. Os representantes das companhias apresentaram as etapas, prazos e documentação necessária para a participação do chamamento que tem por objetivo diversificar as fontes supridoras e buscar melhores condições mercadológicas para os usuários de gás canalizado dos estados de Alagoas, Bahia e Paraíba.

Participaram do workshop virtual as empresas E BRASIL LNG, BP, Compass Comercialização, 3RPetroleum, Gas Bridge Comercializadora S.A, ENEVA S.A, Galp Energia Brasil (GEB), NewFortress Energy e Petrobras.

As companhias de gás da Paraíba, Alagoas e Bahia, atualmente distribuem gás natural para mais de 138.000 clientes nos seus estados. A rede de distribuição somada é de 1.967 km. O gerente de mercado e pós venda da Bahiagás, Makyo Felix explicou as regras do chamamento público em que os interessados deverão apresentar proposta comercial de venda de gás natural para cada distribuidora até o dia 15 de julho.

O diretor-presidente da PBGÁS, Jailson Galvão, destacou a sinergia das três companhias em uma chamada pública, que de forma transparente e aberta, apresenta novas alternativas de suprimento de gás natural junto ao mercado, visando fortalecer a indústria do gás natural na região e também no país. “Estamos dando passos significativos, juntamente com os principais players que participam desse chamamento público. Essa é mais uma demonstração do amadurecimento do mercado de gás natural na região Nordeste”, destacou Jailson.

O diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, disse que essa é mais uma chamada pública que apresenta ao mercado volumes significativos de suprimento para tornar o mercado do gás ainda mais competitivo. Ele acredita que com os novos supridores, novos empreendimentos, a interiorização da distribuição e o consequente aumento do consumo será possível a redução do preço da molécula do gás, o que é positivo para todo o mercado. “A Petrobras é o fornecedor natural, mas vivenciamos uma transição com a entrada de novos supridores. Essa chamada pública é uma demonstração ao mercado a capacidade de trabalhamos conjuntamente”.

Em sua apresentação, o diretor técnico da Algás, João Paulo Villela, pontuou que o momento de transição abre novas perspectivas sendo importante o trabalho conjunto para construção de novas soluções com as distribuidoras, supridoras e comercializadoras. “O mercado de gás do Nordeste é bastante promissor com perspectivas de crescimento. Esse é o terceira chamada que a Algás participa com um contínuo aumento do volume de gás comercializado, tendência essa que deve continuar nessa chamada pública conjunta e com volume significativo a ser comercializado”, completou.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.