Serão 28 variadores de velocidade Vorecon.
Ascom Voith
A Voith, por meio da divisão Voith Turbo - especialista em soluções para transmissão de potência -, está ampliando o fornecimento de soluções para a exploração de petróleo no pré-sal. A empresa, que em 2012 fechou contrato para fornecer 60 variadores de velocidade Vorecon (modelo RWE 12 F7) para oito plataformas, firmou novo acordo para instalar outras 28 unidades do mesmo produto em quatro plataformas da Cessão Onerosa, situada próxima à costa do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Especificado pela Petrobras Netherlands (PNBV), o Vorecon da Voith é aplicado nos compressores responsáveis pela extração do petróleo das reservas abaixo da camada de sal. Sua função é, por meio de um motor elétrico, controlar a velocidade desse compressor. Assim, mantém-se constante a pressão do gás extraído no processo de exploração, de forma que o mesmo possa retornar ao campo submarino para posterior utilização.
Com design compacto, que contribui para a economia de espaço nas plataformas, e robusto, fundamental para as condições difíceis do Oceano Atlântico, o Vorecon oferece alta confiabilidade. Isso porque seu tempo médio entre falhas é de 48 anos, número mais de três vezes superior à média dos equipamentos similares. Outro diferencial do produto é que, graças ao princípio hidrodinâmico de transmissão de potência, proporciona elevada eficiência energética.
Visando o atendimento à legislação brasileira de conteúdo local, a Voith investiu na ampliação de sua fábrica em São Paulo, onde uma parte dos equipamentos está sendo produzida em uma linha de montagem específica para atender às necessidades do pré-sal.
“Este novo contrato reforça a relação de confiança que estabelecemos com o cliente, bem como nossa posição de liderança no mercado de óleo e gás“, conclui Ralf Dreckmann, presidente da Voith Turbo para a América do Sul.
Fale Conosco
22