A vida de 200 famílias que possuem energia limpa e renovável 24 horas sem interrupções foi contada no lançamento do documentário da Vila Restauração, na fronteira do Acre com o Peru. A obra cinematográfica relata a história da comunidade na Reserva Extrativista Alto Juruá, no coração da Amazônia. Antes o vilarejo tinha energia apenas três horas por dia e vivia no escuro boa parte do tempo. Hoje a comunidade comemora o fato de ter desde água gelada até vacinas no posto de saúde.
Para se ter uma ideia do desafio logístico da região, chegar até ao local demanda três dias de viagem navegando ao longo do rio Tejo, por onde chegaram todos os equipamentos durante a implantação do projeto. A Vila Restauração conta hoje com 600 placas fotovoltaicas que garantem a luz todos os dias, mesmo naqueles mais nublados, já que a energia é armazenada em baterias. Essa é uma das premissas da Energisa na diversificação, digitalização, descarbonização e descentralização da energia.
"Nós identificamos um local onde não foi preciso fazer nenhuma intervenção no ambiente em que estávamos e conseguimos levar e garantir energia naquela região. Foram muitos desafios durante a construção. Mas, tínhamos a certeza de que era possível e agora podemos fazer o mesmo em qualquer lugar", destacou Gustavo Buiatti, diretor de Desenvolvimento, Negócios e Tecnologia da (re)energisa.
Para assistir ao documentário, basta acessar o https://youtu.be/3m5ffJHcP5A.
Fonte: Redação Tn com assessoria
Fale Conosco
21