Vale e Petrobras continuam entre as dez empresas mais lucrativas das Américas, mas houve uma mudança de posições entre 2010 e 2011, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (21) pela Economatica.
A mineradora lucrou US$ 20,2 bilhões no ano passado, garantindo a quinta colocação no ranking do ano passado, melhor que o sexto lugar obtido no ano anterior.
Já a estatal de petróleo despencou da segunda para a oitava posição entre 2010 e 2011, em função do recuo de seu lucro para US$ 17,8 bilhões no ano passado.
No sentido oposto, a americana Apple saltou do oitavo para o segundo lugar, ao lucrar US$ 33,0 bilhões no ano passado.
A petrolífera americana Exxon Mobil permaneceu no topo do ranking, com ganho líquido de US$ 41,1 bilhões.
Outro destaque da lista é a seguradora americana AIG, que saiu do 26º lugar em 2010 para sétimo posto em 2011, ao lucrar US$ 17,8 bilhões.