Uma turma de 30 estudantes alemães visitam o Tecon da Santos Brasil nesta quinta-feira (15), em uma programação que tornou-se parte da grade curricular do curso de MBA em Gestão Internacional de Negócios, da Universidade Steinbeis Berlim, da Alemanha. O grupo poderá acompanhar de perto todo o processo operacional do maior terminal de contêineres da América Latina.
O tour da universidade alemã está inserido no programa de visitas institucionais da Santos Brasil, cujo objetivo é promover o intercâmbio de informações entre grupos empresariais e instituições de ensino, além de contribuir com a formação de profissionais do setor portuário. Desde 2010, o programa já recebeu cerca de 1.600 visitantes, dos quais 40% de outros países.
Para o professor e doutor em Engenharia Mecânica, Nazem Nascimento, que atua pela Universidade Steinbeis Berlim no Brasil, a visita técnica é fundamental para o aprendizado prático do aluno, oportunidade única de grande contribuição ao seu crescimento profissional.
Os estudantes estão no Brasil desde o dia 4 assistindo aulas em uma instituição parceira, visitando algumas das principais empresas do país e realizando passeios culturais na capital paulista. Em Santos, além do Tecon, eles farão um tour pelo canal portuário, a fim de avistar outros terminais e compreender a complexidade das operações locais.
Durante a visita será apresentado um conteúdo sobre todas as áreas, inclusive do setor administrativo da empresa. Os visitantes receberão informações sobre a eficiência do terminal, investimentos, infraestrutura com equipamentos de tecnologia de ponta e obras de expansão da capacidade do porto (dragagem, perimetrais, acessos). Outro tema a ser abordado são as expectativas de movimentação do porto para os próximos anos, as certificações (ISOs e OHSAS), peculiaridades da reg ião e projetos de responsabilidade social e ambiental. Atualmente, a capacidade operacional da Santos Brasil mantém a média mensal de 80 MPH (movimentos por hora) e a marca de 155,5 MPH na operação de um único navio, alcançada em agosto de 2012.
Além disso, os visitantes conhecerão o centro de inteligência logística e operação de cais, passando por toda a parte tecnológica como balanças, ramais ferroviário, scanners (ISPS-Code), armazém de resíduos sólidos e área de manutenção. Todo o percurso será acompanhado por profissionais da Santos Brasil.
A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 15 anos para operar o Tecon Santos (SP), a empresa já investiu mais R$ 3 bilhões em aquisições, expansões, novos equipamentos, gestão e gente.
Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capa cidade logística portuária do País. A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil: média mensal de 80 MPH (movimentos por hora) e recorde histórico de 81,86 MPH (registrado em abril 2012). Em janeiro de 2012, o Tecon Santos bateu a marca de 155,5 MPH na operação de um único navio.
Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) - e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.
Listada no nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social. ao Tecon Santos para conhecer operação portuária