Internacional

UNICA participa de encontro internacional na Coreia de Sul para fortalecer agenda de biocombustíveis

Evento reunirá líderes globais para discutir soluções e políticas de transição energética.

Redação TN Petróleo/Assessoria UDOP
25/08/2025 12:58
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de Sul para fortalecer agenda de biocombustíveis Imagem: Divulgação Visualizações: 847

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) participará, entre 25 e 27 de agosto, de um dos principais fóruns internacionais voltados à transição energética. O encontro, que em sua 16ª edição será realizado em Busan, na Coreia do Sul, reunirá líderes governamentais, empresariais e acadêmicos de todo o mundo para debater soluções e políticas voltadas à descarbonização, inovação tecnológica e cooperação internacional. Em 2024, o Brasil sediou esse encontro em Foz do Iguaçu, no Paraná, no contexto da presidência brasileira no G20.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a ação da UNICA visa contribuir com o avanço das discussões de Foz do Iguaçu, à época realizada sob liderança do Ministério de Minas e Energia. Na ocasião, 28 países e a União Europeia assinaram um Chamado à Ação para Soluções de Sistemas de Energia, comprometendo-se a acelerar a transição para energias renováveis e eficiência energética até 2030 de forma limpa, sustentável e inclusiva. O documento subsidiou discussões do G20 sobre transições energéticas, com foco em inovação e desenvolvimento de biocombustíveis e combustíveis sustentáveis.

"Desta vez, nossa expectativa é que os debates na Coreia do Sul contribuam para fortalecer a agenda de biocombustíveis na COP30, por isso a participação brasileira nesse evento é estratégica", afirma o presidente da UNICA, Evandro Gussi (foto). "O Brasil é hoje uma referência mundial em energia limpa, vamos mostrar resultados concretos, defender regras internacionais justas e abrir caminhos para que o modelo brasileiro inspire outras regiões na transição energética", completa.

A presença da Brasil no encontro reforça o compromisso do governo e do setor bioenergético com a inovação, a sustentabilidade e a construção de padrões internacionais harmonizados para cálculos de emissões de carbono, considerados essenciais para ampliar a competitividade dos biocombustíveis nos mercados globais.
 

Coreia do Sul
O encontro em Busan reúne as comunidades da 16ª Clean Energy Ministerial (CEM16) e da 10ª Mission Innovation (MI-10). Atualmente, os países-membros do CEM representam 90% da capacidade instalada de geração de energia limpa, 80% dos investimentos globais em energia limpa e a maioria da pesquisa e desenvolvimento públicos em tecnologias de renováveis. O Brasil é membro desde a fundação da iniciativa, em 2010.

Na Coreia do Sul, o evento será realizado em paralelo à Reunião Ministerial de Energia da APEC e à World Climate Industry Expo 2025, criando um ambiente para fortalecer a cooperação internacional, promover parcerias público-privadas e acelerar a transição global para fontes de energia sustentáveis.

SOBRE O PROJETO SUGARCANE ETHANOL - A ApexBrasil e a UNICA tornaram público, em 2008, por meio da parceria Sugarcane Ethanol Project, uma estratégia para promover a imagem dos produtos da cana-de-açúcar no exterior, especialmente o etanol brasileiro como uma energia limpa e renovável. Em 2023, as duas entidades assinaram um acordo que prevê investimentos compartilhados.

O projeto setorial visa influenciar o processo de construção da imagem do etanol e outros derivados da cana-de-açúcar entre os principais formadores de opinião globais – governos e a mídia, além de empresas comerciais, investidores em potencial, importadores, ONGs e consumidores.

SOBRE A APEXBRASIL - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE A UNICA - A UNICA é o principal órgão representativo do açúcar, bioetanol e outros produtos de bioenergia de usinas localizadas na região Centro-Sul do Brasil. Atualmente, conta com mais de 120 empresas associadas, que representam 60% do açúcar e etanol produzidos no país. A UNICA tem sede em São Paulo e Brasília, além de escritórios na Europa e Estados Unidos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
Energia
Firjan vai atuar para que o Congresso mantenha os vetos ...
26/11/25
Premiação
AVEVA recebe o prêmio de Parceiro de Manufatura do Ano 2...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae RN apresentará estudo sobre impacto do onshore no...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Implementos São Paulo expõe Semirreboque 1 eixo na Mosso...
25/11/25
Apoio Marítimo
Ambipar treina no litoral norte paulista para resposta a...
25/11/25
Margem Equatorial
Ineep reforça importância do papel da exploração de petr...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
ABPIP participa do Mossoró Oil & Gas Energy 2025 com pro...
24/11/25
Posicionamento
ONIP - Compromisso com uma Agenda Energética responsável...
24/11/25
Energia Elétrica
Prime Energy registra crescimento de 52% no volume de co...
24/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.