Redação TN Petróleo/Assessoria UDOP
A UDOP – União Nacional da Bioenergia e o SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) firmaram parceria para lançar o Programa de Formação Profissional e Serviços de Tecnologia e Inovação. A assinatura ocorreu ontem (12), durante a Fenasucro & Agrocana 2025, em Sertãozinho (SP), com a presença de Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG (Conselho Superior do Agronegócio) da FIESP; Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP; Rosana Amadeu da Silva, presidente do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis); Rafael Cunha, diretor do SENAI Sertãozinho; e Hugo Cagno Filho, presidente da UDOP.
“O programa gera emprego e renda, impulsiona o empreendedorismo local e acelera o desenvolvimento das regiões onde nossas associadas atuam. A UDOP e suas associadas estão comprometidas em fortalecer o setor bioenergético, tornando-o cada vez mais sustentável, competitivo e protagonista da transformação”, destacou Hugo Cagno Filho, presidente da UDOP.
Programa de Formação Profissional e Serviços de Tecnologia e Inovação
O programa capacitará jovens e adultos indicados pelas associadas ou oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade social, por meio de cursos presenciais e das escolas móveis do SENAI-SP.
“A parceria com o SENAI-SP representa um passo decisivo para o setor. Juntos, unimos forças para oferecer formação profissional de qualidade, alinhada às demandas das associadas. Nosso compromisso é capacitar talentos, gerar emprego e renda e impulsionar a inovação que transforma o desenvolvimento regional”, afirmou Inês Janegitz, diretora técnica da UDOP.
Ao todo, serão oferecidos 59 cursos inéditos, desenvolvidos para atender às demandas das associadas da UDOP.
SENAI-SP
O SENAI-SP, com mais de 80 anos de atuação, mantém a missão de impulsionar a competitividade da indústria paulista por meio da educação profissional, inovação, tecnologia e empreendedorismo. Conta com 90 unidades fixas e 78 escolas móveis, registrando mais de 1 milhão de matrículas anuais, oferecendo cursos que vão da formação inicial à pós-graduação.
UDOP
Com 40 anos de atuação, a UDOP se consolidou como centro de excelência na qualificação profissional, na difusão de conhecimento técnico e no estímulo à inovação no setor bioenergético. A entidade reúne usinas de 11 estados do Brasil e da Argentina, promovendo eventos como o Congresso Nacional da Bioenergia e o Seminário UDOP de Inovações, além de iniciativas contínuas por meio de comitês técnicos e serviços voltados ao apoio do dia a dia das usinas.
Fale Conosco
22