O terminal portuário da ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) recebeu na quinta-feira (4) a certificação pelo Código Internacional de Segurança e Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS). Em sole
RedaçãoO terminal portuário da ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) recebeu na quinta-feira (4) a certificação pelo Código Internacional de Segurança e Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS). Em solenidade realizada na TKCSA, o vice-presidente de Operações, Heyno Smith, e o diretor de Operações Logísticas, Carsten Bosselmann, receberam o documento do presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), Alexandre Arantes.
A certificação ISPS atesta o cumprimento de normas de segurança aprovadas em dezembro de 2002 pelo grupo de 162 países que compõem a Organização Marítima Internacional (IMO – International Maritime Organization), do qual o Brasil faz parte. O Código ISPS tem o propósito de implementar sistemas de proteção, prevenção e repressão de atos ilícitos, às ameaças de terrorismo e outros incidentes similares que atentem contra a segurança de instalações e atividades portuárias que atendem ao tráfego internacional.
“A entrega da declaração de cumprimento das normas à ThyssenKrupp CSA representa o avanço dos portos brasileiros no que diz respeito à segurança portuária”, disse Alexandre Arantes, que participou do evento representando o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.
Segundo Carsten Bosselmann, a entrega da certificação era um momento bastante aguardado pela TKCSA, porque “comprova o nível de qualidade com o qual a empresa realiza suas atividades”. O comandante Alex Ferreira, da Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá, declarou que “a certificação ISPS do terminal portuário da TKCSA é um marco para a região”.
Durante o evento, foi apresentado o sistema de atracação a laser do terminal portuário da empresa, considerado o mais moderno do Brasil pela Copabo Infra, responsável pelo fornecimento dos equipamentos. Essa tecnologia permite o monitoramento e a transmissão em tempo real de dados, tais como velocidade e distância do navio em relação ao berço de atracação, velocidade do vento, nível da maré e corrente marítima.
O porto da ThyssenKrupp CSA, localizado na baía de Sepetiba, é composto por dois berços – um responsável pelo recebimento de 4 milhões de toneladas/ano de carvão mineral e outro pelo escoamento da produção de 5 milhões de toneladas/ano de placas de aço.
Fale Conosco
21