Sustentabilidade

Terminais definem estratégias para reduzir impactos ambientais

Em busca de sustentabilidade, os terminais do Porto de Santos já começaram a traçar estratégias para causar menos impactos ambientais em suas operações. Compra de equipamentos, destinação adequada de resíduos sólidos, reduç

A Tribuna
21/05/2012 18:00
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Em busca de sustentabilidade, os terminais do Porto de Santos já começaram a traçar estratégias para causar menos impactos ambientais em suas operações. Compra de equipamentos, destinação adequada de resíduos sólidos, redução na emissão de gases poluentes e campanhas de conscientização são algumas das medidas adotadas pelas empresas.

O Grupo Libra, que administra os terminais de contêineres T-35 e T-37 do complexo santista, na Ponta da Praia, investe, desde 2009, em um intenso programa voltado à sustentabilidade. “O Marcelo Araújo (presidente do grupo) decidiu estruturar dois pilares no seu modelo de gestão. Um é o desenvolvimento de pessoas e o outro, a sustentabilidade. As duas questões permeiam a gestão dele”, explicou a gerente de sustentabilidade do grupo, Cristine Naum. 

Segundo ela, após alguns debates, quando começou a ser construída essa nova cultura, a empresa estruturou uma comissão de sustentabilidade que agregou representantes das sete unidades da firma, que estão localizadas em diferentes regiões do país. “Cada unidade tem seus projetos, suas metas e prestam contas dos seus indicadores. E essas informações vão norteando as tomadas de decisões dentro da empresa”, disse Cristine.

A Libra tem metas referentes ao consumo de óleo diesel, gás GLP, água, produção de resíduos, ocorrência de derramamentos e a emissões de gases do efeito estufa. Conforme explicou a gerente, mensalmente é feito um acompanhamento desses itens em cada unidade. “Verificamos como se comportam e se o consumo aumentou ou diminuiu. Também é feita uma análise para saber se determinado projeto escolhido pela unidade está refletindo positivamente naquele indicador”.

Para diminuir as emissões, o grupo tem como prioridades a conscientização dos funcionários e a compra de novos equipamentos, que integram as chamadas “tecnologias verdes”.

Na primeira vertente, são realizados treinamentos para que os colaboradores aprendam como melhorar a gestão dos recursos de cada área. Os motoristas de caminhões, por exemplo, são capacitados para fazer manutenção preventiva. Já os que trabalham com manutenção de máquinas são orientados a identificar se os aparelhos estão operando dentro de um modo de baixo consumo, entre outros ensinamentos.

Há ainda o Prêmio de Inovação e Sustentabilidade, que incentiva o surgimento de novas ideias e reconhece os melhores projetos, que acabam sendo colocados em prática. Ao todo, a empresa já conta com 285 projetos de funcionários.
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