Internacional

Tecnologia da brasileira Vidya está sendo usada em operações offshore nos Estados Unidos

É o primeiro contrato de longo prazo da empresa brasileira de base tecnológica com uma operadora offshore norte-americana.

Redação TN Petróleo/Assessoria Vidya
28/03/2025 14:44
Tecnologia da brasileira Vidya está sendo usada em operações offshore nos Estados Unidos Imagem: Divulgação Visualizações: 1340

A Vidya Technology, deeptech brasileira especializada em soluções inteligentes para a gestão de intee ativos fechou contrato internacional de longo prazo com uma operadora americana que atua na exploração e produção de petróleo na costa do golfo, nos Estados Unidos. A aplicação Digital Fabric Maintenance (DFM), que integra a plataforma da Vidya,  será implementada pela companhia norte-americana para aprimorar a gestão da integridade de ativos offshore em operação 

"Este contrato marca um momento decisivo na trajetória da Vidya, na medida em que essa atuação no mercado norte-americano nos possibilitará avançar na internacionalização de nossas operações”, destaca Jorge Luiz Seleme Mariano (foto), Chief Operating Officer (COO) da Vidya. "A aplicação DFM está na vanguarda da transformação da gestão de ativos offshore, proporcionando maior segurança tanto em operações marítimas e terrestres da indústria de óleo e gás”, complementa.

O Digital Fabric Maintenance identifica de forma autônoma corrosão e outras anomalias estruturais em ativos. A ferramenta integra inteligência artificial, ambientes 3D e Captura de Realidade (Reality Capture) para detectar, mapear, quantificar e classificar anomalias em ativos industriais, como os sistemas flutuantes de produção (floating production systems/FPS), as plataformas offshore. Integrada a outros produtos do portfólio da Vidya, o DFM permitirá que a operadora gerencie de forma eficiente e eficaz o fluxo de trabalho de integridade de seus ativos offshore no Golfo do México, uma vez que é acessível por meio de dispositivos web e mobile.

Tecnologia testada
A empresa americana recentemente realizou um piloto da solução da empresa brasileira, validando sua capacidade de aprimorar a gestão de integridade e implementando a solução em suas unidades flutuantes de produção de hidrocarbonetos. A expectativa da operadora é alcançar uma redução de 22% no orçamento de revestimento protetivo, além de otimizar o ciclo de manutenção e inspeção.
“A integração do 3D no mobile representa um grande avanço, permitindo que os profissionais offshore acessem dados essenciais com mais praticidade e eficiência diretamente em seus tablets. Além disso, a orquestração dos workpacks no mesmo dispositivo tem demonstrado resultados expressivos em termos de agilidade operacional”, explica Janaina Albino, Customer Success da Vidya. “Essa inovação aprimorará as práticas de manutenção e facilitará as operações, contribuindo para um desempenho mais sustentável e eficiente dos floating production systems no Golfo do México”, agrega.

Expertise reconhecida
A solução Digital Fabric Maintenance foi apresentada na Offshore Technology Conference - OTC 2024, realizada em Houston, Texas (USA). A solução foi distinguida na Startup Village - Energy Startup Competition, programa de incentivo da SPE e a Rice Alliance for Technology and Entrepreneurship, que dá suporte ao desenvolvimento de novas empresas e tecnologias, bem como na educação empreendedora. 
Startup curitibana, que ganhou vida na incubadora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE/UFRJ), a Vidya Technology já se tornou referência em gestão de integridade e performance de ativos. É a única brasileira selecionada pela gigante Amazon Web System (AWS) para fazer parte do AI Energy Lab, que reúne, até o momento, oito startups dos EUA e duas da Irlanda, além de Canadá, Reino Unido, Bélgica e Argentina, cada um com uma representante nesse seleto grupo. 
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
Energia
Firjan vai atuar para que o Congresso mantenha os vetos ...
26/11/25
Premiação
AVEVA recebe o prêmio de Parceiro de Manufatura do Ano 2...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae RN apresentará estudo sobre impacto do onshore no...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Implementos São Paulo expõe Semirreboque 1 eixo na Mosso...
25/11/25
Apoio Marítimo
Ambipar treina no litoral norte paulista para resposta a...
25/11/25
Margem Equatorial
Ineep reforça importância do papel da exploração de petr...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
ABPIP participa do Mossoró Oil & Gas Energy 2025 com pro...
24/11/25
Posicionamento
ONIP - Compromisso com uma Agenda Energética responsável...
24/11/25
Energia Elétrica
Prime Energy registra crescimento de 52% no volume de co...
24/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.