Logística

Ship-to-ship em terminais emite três vezes menos CO2e do que operação em mar aberto, aponta estudo da Bureau Veritas

Bureau Veritas Brasil
13/02/2025 13:19
Ship-to-ship em terminais emite três vezes menos CO2e do que operação em mar aberto, aponta estudo da Bureau Veritas Imagem: Divulgação Visualizações: 772 (0) (0) (0) (0)

A modalidade ship-to-ship em terminais abrigados e dedicados a este tipo de operação emite 3 vezes menos dióxido de carbono equivalente (CO2e) do que a mesma operação realizada em mar aberto conhecida como underway. A conclusão é resultado de um estudo realizado pela Bureau Veritas Brasil, que comparou as principais modalidades de operação para exportação de petróleo cru realizadas no país.

A pesquisa utilizou como base de cálculo a movimentação de um lote de dois milhões de barris de óleo cru. Neste cenário, a operação ship-to-ship underway realizada rotineiramente na Bacia de Santos emite, em média, 1878 toneladas de CO2e, contra 567 toneladas de CO2e quando comparada com a atividade de transbordo no terminal de petróleo da Vast Infraestrutura, no Porto do Açu, no Norte do estado do Rio de Janeiro.

As duas localidades foram escolhidas como referência pois concentram o maior volume dessas operações para clientes privados no país. A comparação é equivalente para os demais terminais de petróleo em operação no Brasil.

Entre os parâmetros avaliados para o cálculo estão as embarcações envolvidas em cada modalidade, como rebocadores e navios de apoio, tempo de manobra, regime dos motores, tipo e consumo de combustível, energia utilizada e outros fatores de emissão.

A diferença se dá, principalmente, porque durante o transbordo underway, os navios permanecem navegando, consumindo combustível a plena carga durante toda a operação, assim como os barcos de apoio. Nos terminais, os navios estão atracados e só necessitam de energia para o bombeamento do petróleo e para uso interno.

Além do CO2e, o levantamento avaliou as emissões de óxidos de enxofre (SOx) e óxidos de nitrogênio (NOx). No primeiro cenário, as emissões de SOx e NOx foram de 25,2 e 38,4 toneladas no underway e 5,7 e 6,5 toneladas no transbordo atracado, respectivamente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.