Redação TN Petróleo/Assessoria
A SCGÁS assinou no mês de junho protocolo de intenções com a Fundación Avina. Por meio da experiência da instituição latino-americana na promoção de ações socioambientais, a Distribuidora objetiva desenvolver sua estratégia de investimento para apoiar e promover iniciativas sociais no território catarinense. Caberá a Avina também apoiar na estruturação de editais, dar suporte ao comitê interno de análise de projetos e contribuir no monitoramento e execução das atividades sociais apoiadas pela Companhia.
A parceria deve levar ao desenvolvimento de iniciativa de caráter social, que pode ser apoiada de forma perene pela SCGÁS, visando promover resultados para as pessoas e espaços de vida que apresentam desafios e necessidades num primeiro momento dando atenção a determinadas comunidades vizinhas aos equipamentos de operação da empresa.
“Entendemos que, em seu DNA, a SCGÁS é uma promotora do desenvolvimento socioeconômico em Santa Catarina, através do papel exercido pela infraestrutura de gás natural no modo de vida das pessoas e nas atividades produtivas. Contudo, compreendemos também que podemos fazer mais, desde que com o método adequado. Por isso, buscamos na Avina o apoio para avançarmos na nossa política de projetos que pretendem promover a melhoria dos espaços de vida e ajudar as pessoas mais vulneráveis a encontrar o caminho mais adequado através da aproximação com diversos atores sociais” afirma Willian Anderson Lehmkuhl, Diretor Presidente da SCGÁS.
Buscando ampliar a atuação em projetos sociais, em 2020, a empresa revisou e atualizou sua norma de gestão que dispõe sobre diretrizes para promover atividades e projetos de responsabilidade social. Com a revisão da norma, a SCGÁS passou a atuar no apoio a projetos com recursos próprios, advindos do orçamento anual destinados de 0,25% da sua margem bruta realizada no ano anterior ao período dos projetos. A primeira chamada pública de projetos foi lançada e tem inscrições abertas até 06 de agosto. A nova norma também ampliou o atendimento na esfera das Leis Federais, com limite de 9% através do lucro real. Podem ser contempladas as Leis Rouanet, do Audiovisual e de Incentivo ao Esporte, os Fundos Nacional do Idoso e da Infância e Adolescência e os Programas Nacionais de Apoio à Atenção da Saúde (Pronas) e à Atenção Oncológica (Pronon).
Para a diretora programática da Avina no Brasil, Glaucia Barros, a parceria com a SCGÁS colabora com o desenvolvimento sustentável. “A aliança com SCGÁS reforça a estratégia para cidades sustentáveis no Brasil, na medida em que promove a colaboração entre os setores público e privado para a ampliação de bens públicos”, finaliza.
Fale Conosco
21