Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
A Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP)do IBP está com inscrições abertas para diversos cursos em novembro. As turmas abordarão temas como construção e montagem de dutos, inspeção em tubulações, proteção catódica, Repetro e geopolítica do petróleo, ligadas as escolas de Upstream, Midstream, Downstream e Negócios.
Escola de Upstream
A partir do dia 18, o curso de "Construção e Montagem de Dutos de Transporte Terrestre" (12h) vai abordar, de forma abrangente, os aspectos fundamentais relacionados à instalação de oleodutos e gasodutos. Iniciando com uma introdução sobre o projeto, licenciamento ambiental e regulatório, as aulas oferecem uma compreensão completa do processo desde a concepção até a implementação.
"Porta de entrada" para quem quer entender a indústria, o "Básico em Exploração & Produção de Petróleo e Gás Natural" (40h) tem início no dia 26 e apresenta de maneira simples, completa e atualizada as principais atividades inerentes ao segmento de Exploração e Produção no Brasil, os pontos críticos na gestão de negócios imersos no setor e as questões regulatórias e ambientais que exigem atenção das equipes atuantes neste contexto.
Também no dia 26, têm início as aulas de "Inspeção de Tubulações Industriais e Dutos de Transporte Terrestre" (40h), que vão aprofundar os seus conhecimentos sobre os principais processos de prevenção contra deterioração de tubulações e dutos de transporte na indústria de petróleo e gás.
No mesmo dia, o curso de "Revestimentos, Pintura Industrial e Proteção Catódica" (24h) começará um programa técnico dividido em três módulos, que possibilitam um entendimento específico das técnicas utilizadas para combater a corrosão: revestimento, pintura anticorrosiva e proteção catódica. Ao final das aulas, o aluno estará capacitado a identificar os diferentes processos corrosivos e como aplicar as técnicas de proteção.
Idealizado para gestores, o curso "Introdução a Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Campos Maduros" (20h), que tem início no dia 27, vai desenvolver conhecimentos técnicos e gerenciais das atividades de Exploração & Produção em campos maduros, destacando a perfuração, completação e intervenções em poços, além do gerenciamento de reservatórios depletados e problemas relacionados, como a diminuição dos volumes produzidos de petróleo.
No mesmo dia, iniciam as aulas de "Processamento de Gás Natural" (24h) – que integra também a escola de Gás Natural -, que abordarão detalhadamente todas as etapas do processamento do gás natural, destacando os principais aspectos técnicos e econômicos relacionados à escolha do processo tecnológico e à operação de uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN).
Escola de Midstream e Downstream
Já no dia 26, as aulas de "Logística da Distribuição de Combustíveis Automotivos" (36h) trarão uma visão abrangente e integrada sobre as atividades presentes na distribuição dos combustíveis derivados de petróleo e dos biocombustíveis, oferecendo a compreensão da cadeia de suprimentos de combustíveis automotivos, das instalações e da regulação vigente para o setor por meio de uma base teórica de logística alinhada à prática da indústria.
Escola de Negócios
Projetado especialmente para executivos que desejam liderar suas equipes de forma eficaz, mesmo nos momentos mais turbulentos, o curso de "Gestão de Crises de Imagem e Reputação na Indústria de Óleo e Gás" (8h) tem início no dia 12 e trará expertise para discutir o cenário atual da indústria e seus desafios em imagem, reputação e credibilidade; entender a dinâmica da comunicação, desde a imprensa tradicional até as mídias sociais e o "citizen journalism"; desenvolver habilidades práticas através de simulações de crises em sala de aula; e integrar mensagens estratégicas durante crises, reduzindo danos à imagem da empresa.
No dia 25, o curso "REPETRO-SPED e seus Impactos" (20h) vai se aprofundar nas normas aduaneiras e tributárias que regem o Repetro-Sped, regime aduaneiro especial que será fundamental para o setor de E&P no Brasil até 2040. O conteúdo abordado contribui para que as regras sejam observadas pelos seus potenciais operadores, mitigando riscos tributários, de descumprimento e operacionais.
Para quem quer entender como o petróleo é utilizado como "arma geopolítica" e como isso torna seu preço volátil, afetando mercados globais, tem início no dia 26 o curso de "Geopolítica do Petróleo" (23h), que oferece uma análise abrangente de como as questões geopolíticas influenciam o setor de petróleo e gás (O&>), destacando o impacto das reservas concentradas em regiões politicamente instáveis e a busca incessante dos países consumidores por segurança energética.
Fale Conosco
20