Redação/Assessoria IBP
O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) faz parte da rede de parceiros do programa Unidos contra a Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Por meio de suas empresas associadas, Total e Petrogal Brasil (subsidiária do grupo Galp), o Instituto contribuirá com recursos financeiros para fortalecer o fundo emergencial que apoiará a produção de testes moleculares e rápidos, a ampliação da capacidade de testagem de amostras e a realização de pesquisas relacionadas ao tratamento da enfermidade.
Por meio da plataforma https://unidos.fiocruz.br/, a Fundação possibilita organizações privadas e públicas e indivíduos a realizarem doações para ampliar as ações realizadas pela instituição no enfrentamento à emergência sanitária.
"Esta parceria do setor de óleo e gás com um centro de excelência no segmento de saúde, como a Fundação Oswaldo Cruz, se torna fundamental no momento que precisamos unir todos os esforços para garantir o bem-estar de nossa sociedade. O IBP não está medindo esforços para promover todo apoio possível para combater esta pandemia", analisa Clarissa Lins, presidente do IBP.
Conheça as principais ações promovidas pelo movimento Unidos contra a Covid-19:
Produção de Kits para Diagnóstico: destinada ao abastecimento da rede de laboratórios públicos de todo o país, integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o aumento dos casos em todo o mundo, a Fiocruz está acionando sua capacidade máxima de produção de testes, tanto moleculares quanto rápidos, e também buscando parceiros e fornecedores internacionais de modo a complementar a oferta de kits diagnósticos para atender o Ministério da Saúde.
Assistência a pacientes: construção de uma unidade hospitalar de montagem rápida, com 200 leitos exclusivos de tratamento intensivo e semi-intensivo para pacientes graves infectados pelo novo coronavírus. O Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia promoverá a ampliação do acesso a leitos de UTI e ventilação mecânica, no sentido de reduzir a sobrecarga no sistema de saúde e, com isso, a letalidade da doença.
Medicamentos: coordenação, no Brasil, do ensaio clínico Solidariedade (Solidarity), lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa tem como objetivo investigar a eficácia de quatro tratamentos para o novo coronavírus e será implementada em 18 hospitais de 12 estados, com o apoio do Ministério da Saúde.
Capacitação: a qualificação de laboratórios públicos para o diagnóstico do novo coronavírus é fundamental para o enfrentamento da pandemia. Desde o início do ano, a Fiocruz realiza treinamentos de profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) do país.
Comunidades vizinhas: ações de conscientização e de distribuição de insumos direcionadas aos moradores da região de Manguinhos, com o objetivo de auxiliar na prevenção e na redução da transmissão do novo coronavírus.
Comunicação confiável: produção de informações claras e seguras a respeito do novo coronavírus para difundir dados de qualidade para a sociedade via imprensa, além de treinamento de jornalistas por meio de oficinas temáticas e a produção de vídeos e materiais informativos para os profissionais de saúde.
Fale Conosco
21