Brasil

Primeiro complexo de geração associada de energia renovável é lançado pela Neoenergia

Com investimentos de cerca de R$ 3,5 bilhões, Complexo Renovável Neoenergia torna-se modelo pioneiro de geração associada de energia eólica e solar; projeto atende demanda de expansão do SIN e diversifica portfólio da companhia para mercado livre

Redação TN Petróleo/Assessoria
22/03/2023 12:15
Primeiro complexo de geração associada de energia renovável é lançado pela Neoenergia Imagem: Divulgação Visualizações: 1465

A Neoenergia lança, nesta quarta-feira (22), o primeiro complexo de geração associada de energia renovável no Brasil. Localizado no sertão da Paraíba, o Complexo Renovável Neoenergia integra de forma inédita a geração de energia eólica e solar de Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia, respectivamente. Os parques estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela subestação Neoenergia Santa Luzia II​ e a respectiva linha de transmissão. O investimento total soma cerca de R$ 3,5 bilhões.

A energia gerada pelo Complexo Renovável Neoenergia é de 0,6GW, suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por ano.  Pioneiro no país, o projeto destaca-se pela sinergia entre os ativos dos parques eólico e solar com a linha de transmissão e a subestação. Essa característica otimiza o uso da rede de transmissão em função da complementariedade das fontes.

Dessa forma, a Neoenergia atende à demanda de expansão do SIN; diversifica o seu portfólio em energia limpa; reforça seu compromisso com o desenvolvimento do setor de energia brasileiro de forma inovadora, eficiente e sustentável, como também se posiciona à frente para o crescimento da liberalização do mercado pela comercialização da energia gerada no ambiente livre.

"O projeto representa a visão integrada que temos dos nossos negócios. Acreditamos que o caminho promissor para um futuro mais econômico e sustentável aponta para a geração de energia por fontes renováveis integradas através de redes inteligentes. Com o Complexo Renovável Neoenergia, alcançamos 90% da capacidade instalada em energia limpa. Estamos preparados para atender os brasileiros com confiabilidade e segurança, tendo em vista a crescente demanda do mercado livre", afirma o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui (foto). O executivo acrescenta que o empreendimento contou com financiamento de instituições nacionais e internacionais.

O Complexo Renovável Neoenergia se estende por uma área arrendada de 8.700 hectares, em que somente 14% está ocupada, nos municípios de Santa Luiza, Areia de Baraúnas, São Jose de Sabugi e São Mamede, na Paraíba.

Formado por 15 parques eólicos e 136 aerogeradores, Neoenergia Chafariz atua com capacidade instalada de 471,2 MW, já em operação plena desde início de 2022. Já as duas plantas de Neoenergia Luzia, com 228 mil painéis e potência instalada de 149,2 MWp, marcam a estreia da companhia na geração fotovoltaica centralizada. A energia gerada será destinada ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e ao Ambiente de Contratação Livre (ACL), alinhado com a estratégia de posicionamento na liberalização do mercado de energia brasileiro.  

O empreendimento se soma aos demais negócios da Neoenergia que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro. Na distribuição, a Neoenergia atende a 16 milhões de clientes na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.
 

Evento

A cerimônia de lançamento está sendo realizada no município de Santa Luzia (PB), a cerca de 300 quilômetros da capital João Pessoa, e transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Neoenergia.

O evento conta com a presença do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui; do presidente executivo da Iberdrola (grupo espanhol controlador da companhia), Ignacio Galán; do governador da Paraíba, João Azevêdo e; do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também está presente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13