Meio Ambiente

Práticas de sustentabilidade da ArcelorMittal são reconhecidas no Prêmio ECO

Redação TN/Assessoria
29/07/2022 12:24
Práticas de sustentabilidade da ArcelorMittal são reconhecidas no Prêmio ECO Imagem: Divulgação Visualizações: 69

Na foto representantes da ArcelorMittal na cerimônia de premiação. Crédito: Luis Gustavo Pracchia

A ArcelorMittal, líder em aços no Brasil, foi uma das ganhadoras do Prêmio ECO 2022, da Amcham (Câmara Americana de Comércio), na categoria Processos, com o case "Uso sustentável do carvão vegetal para a estratégia de descarbonização". A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no dia 28 de julho, na capital paulista. Criada em 1982, a premiação reconhece as melhores e mais inovadoras práticas sustentáveis empresariais do país.

O projeto foca na estratégia adotada nas unidades da ArcelorMittal BioFlorestas e na planta industrial de Juiz de Fora (MG), que desde 2011 utiliza o carvão vegetal produzido nas florestas sustentáveis do grupo como matéria-prima na produção de aços. A iniciativa visa garantir o fornecimento regular desse insumo como diferencial competitivo na produção de ferro-gusa, com excelência operacional, de forma segura, inovadora e sustentável, com foco na descarbonização do aço.

"Globalmente, o Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030.  Esse processo tem como um dos pilares a transformação na forma como fabricamos nossos produtos e, nesse contexto, o carvão vegetal e seu processo produtivo ganham importância. A prática apresentada comprova mais uma vez a nossa atuação de vanguarda na produção de carvão vegetal no mundo", aponta Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Longos e Mineração LATAM.

Segundo ele, a sustentabilidade é um dos valores do Grupo ArcelorMittal, que tem como propósito criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. "Nesse sentido, a empresa busca contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável, íntegra, próspera e inclusiva", complementa.

O Grupo possui uma estratégia de atuação baseada nas 10 Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável (DDS), estabelecidas a partir dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As Diretrizes estão fundamentadas nas melhores práticas e tendências da gestão de questões sociais, econômicas e ambientais relacionadas ao negócio.

Seleção - A edição de 2022 foi a mais concorrida do Prêmio ECO. A organização recebeu 108 projetos de 86 empresas, avaliados por um time de cerca de 50 jurados e especialistas. No total, são 28 iniciativas vencedoras de 27 empresas de todos os portes e segmentos da economia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.