<P>A Alfândega, a Polícia Federal e a Codesp negociam com a Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar) a mudança dos dias de escalação dos transatlânticos da próxima temporada. O pedido foi feito durante a primeira reunião que prepara o complexo para a estaç?...
A Tribuna – SPA Alfândega, a Polícia Federal e a Codesp negociam com a Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar) a mudança dos dias de escalação dos transatlânticos da próxima temporada. O pedido foi feito durante a primeira reunião que prepara o complexo para a estação 2007/2008. O evento foi realizado na sede da Codesp, na última quarta-feira.
Na ocasião, o fiscal da Aduana, Elias Carneiro, que coordena o comitê sobre as temporadas de cruzeiros, afirmou que as armadoras têm de ‘‘aprender a ceder’’.
O grande temor das autoridades é o dia 9 de fevereiro, quando está prevista a vinda de nove navios — recorde absoluto de concentração de embarcações num mesmo dia. Até então, a grande prova do Terminal de Passageiros havia sido no dia 24 de fevereiro passado, quando sete navios de cruzeiros atracaram no porto. ‘‘A partir do momento em que temos um acúmulo de pessoas e de navios isso afeta significamente toda a operação. Nós temos de criar mecanismos para atender excepcionalidades. Agora, quando essas excepcionalidades começam a se tornar regras, nos preocupa’’, afirmou Carneiro.
A diluição das escalas, no entanto, não poderá ser atendida, pelo menos para a temporada 2007/2008. ‘‘Cria uma certa dificuldade porque as programações são lançadas até com um ano de antecedência. Já estão no mercado, comercializadas. Consequentemente, nós temos um compromisso firmado com esse comprador’’, afirmou o diretor-executivo da Abremar, Marciano Freire.
O executivo se comprometeu, no entanto, a estudar alternativas, como espaçar os horários de chegadas dos transatlânticos, medida que já foi desencadeada em algumas escalas da atual temporada. ‘‘Devemos ter esse estudo em 15 ou 20 dias’’, afirmou Freire.
A Concais S.A., empresa que administra o Terminal de Passageiros, informou que as datas das escalas dos navios são decididas pelas armadoras e somente então repassadas ao terminal. Cabe à instalação se adaptar para atender à demanda.
REUNIÃO
Durante reunião da última quarta-feira, também foram definidas que algumas alterações devem ser feitas na próxima temporada. A Polícia Federal (PF), por exemplo, afirmou que irá precisar de uma estrutura maior, com postos avançados do órgão em outros salões — hoje, a PF está baseada apenas na ala amarela do Terminal.
‘‘A estrutura da PF lá dentro tem de crescer. Por exemplo, nessa estação, reiteradas vezes houve embarque de passageiros da Costa Cruzeiros no salão laranja (diametralmente oposto ao amarelo). Em qualquer eventual problema o funcionário tinha de se descolar com o passageiro até o posto da PF’’, afirmou o coordenador da PF para as temporadas, delegado Cássio Luis Guimarães Nogueira.
A eventual unidade poderá atender, também, os passageiros do salão verde, que fica ao lado.
O diretor do Concais, Flávio Brancato, afirmou que, apesar de ainda não ter o desenho das intervenções físicas a serem feitas no complexo turístico do porto, uma das medidas a serem modificadas na próxima temporada é a logística de chegada de veículos.
‘‘Detectamos que nesse ano houve uma deficiência na parte de recepção de automóveis, porque as informações que dispúnhamos é que seriam enviados mais ônibus que automóveis de passeio, então nos preparamos para esse cenário. E realmente sobraram sobraram vagas de ônibus e faltaram de automóveis’’, explicou Brancato. Segundo o fiscal Elias Carneiro, será reiterado o pedido para que os passageiros prefiram vir a Santos de ônibus e não com seus próprios carros, que ocupam mais espaço e transportam menos gente.
Números
4,5 MILHÕES de reais é o valor que o Concais prevê investir em obras civis e equipamentos para a temporada 2007/2008.
2 MILHÕES de malas foram movimentadas nesta temporada, segundo o Sindicato dos Carregadores e Transportadores de Bagagens do Porto de Santos
Lista de Navios
Estreantes
MSC Opera
Costa Magica
Zenith
Presentes na atual estação
Island Escape
Island Star
Grand Voyager
Grand Mistral
Sky Wonder
MSC Armonia
Presentes em outras temporadas
Costa Victoria
Costa Classica
Splendour of the Seas
Celebrity Journey (trânsito)
Celebrity Infinity (trânsito)
Fonte: A Tribuna – SP
Fale Conosco
22