Pré-Sal

Plano Estratégico da PPSA prevê estudos voltados à descarbonização, maior atratividade do pré-sal e aprimoramento dos modelos de comercialização

Redação TN Petróleo/Assessoria PPSA
21/12/2023 13:04
Plano Estratégico da PPSA prevê estudos voltados à descarbonização, maior atratividade do pré-sal e aprimoramento dos modelos de comercialização Imagem: Divulgação Visualizações: 1500

O Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) aprovou, no dia 15.12, o Plano Estratégico para o quinquênio 2024-2028. Estão previstas iniciativas voltadas à descarbonização e estudos de incentivos que possam aumentar a atratividade do polígono do pré-sal. Também estão incluídas a realização de concurso público e a avaliação de novos modelos de comercialização para os hidrocarbonetos da União, considerando os resultados do programa Gás para Empregar, do Ministério de Minas e Energia. 

O Plano está dividido em quatro diretrizes. A primeira delas diz respeito à atratividade do polígono. A empresa pretende realizar já a partir do próximo ano estudos para buscar sinergias e incentivos que possam viabilizar a comercialidade de áreas exploratórias nos contratos de partilha de produção atuais e futuros, bem como avaliar o potencial não contratado do pré-sal e pós-sal no polígono. Também está na pauta a realização de uma avaliação dos contratos de partilha em relação às melhores práticas mundiais. Os resultados serão encaminhados ao Ministério de Minas e Energia e à ANP. 

A segunda diretriz é voltada para o aprimoramento dos modelos para a comercialização de petróleo e gás natural, de forma a garantir os melhores resultados para a União. A expectativa é avaliar o melhor modelo de comercialização de óleo e gás no curto e médio prazo, incorporando as diretrizes do Programa Gás para Empregar e dos estudos sobre a viabilidade técnica e econômica de mecanismos para priorizar o abastecimento nacional.  

O concurso público faz parte da terceira diretriz, que tem como meta adequar a empresa em termos de recursos humanos, tecnológicos e financeiros para atender ao crescimento de suas atividades; ampliar a comunicação da empresa junto aos públicos de interesse e implantar a gestão do conhecimento de forma a garantir a manutenção das capacidades técnicas e gerencial da empresa. O processo está previsto para o segundo semestre de 2024 e a expectativa é de que os aprovados ingressem na empresa em 2025. Também está na pauta a realização de ações para retenção e desenvolvimento da equipe. 

A quarta diretriz tem como meta aumentar o conhecimento a respeito de tecnologias, iniciativas e medições relacionadas à descarbonização no pré-sal. Já está sendo implantado um comitê interno para estudar o tema e propor ações da PPSA. 

O Plano Estratégico foi elaborado com a participação de todas as áreas da empresa e contou com o envolvimento da Diretoria Executiva em todas as etapas. Para compor o Plano, o cenário projetado pela empresa considera, entre outras iniciativas, o aumento do volume dos contratos nos próximos anos, o crescimento significativo das atividades de comercialização das parcelas de petróleo e gás natural da União e participação ativa no programa Gás para Empregar. 

 

Conheça as diretrizes estratégicas:   

1 - Aumentar a atratividade do polígono do pré-sal  

Meta: Aumentar as atividades exploratórias no polígono do pré-sal e fomentar a realização de novas ofertas de partilha.  

2 - Aprimorar o processo de comercialização de petróleo e gás  

Meta: Aprimorar modelos para a comercialização de petróleo e gás natural, de forma a garantir os melhores resultados para a União.  

3 - Consolidar a estrutura da empresa  

Meta: Adequar a empresa em termos de recursos humanos, tecnológicos e financeiros para atender ao crescimento de suas atividades; ampliar a comunicação da empresa junto aos públicos de interesse e implantar a gestão do conhecimento de forma a garantir a manutenção das capacidades técnicas e gerenciais da empresa.  

4 - Fomentar ações de descarbonização nos consórcios    

Meta: Aumentar o conhecimento a respeito de tecnologias, iniciativas e medições relacionadas à descarbonização no pré-sal    

Acesse nosso Planejamento Estratégico.: https://www.presalpetroleo.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/Apresentacao-PE-24-28-site.pptx

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.