Capacitação

Plano de qualificação do Prominp prorroga incrições para 21 de junho

Programa elimina a exigência de experiência profissional para oito categorias profissionais.

Redação
14/06/2006 00:00
Visualizações: 1200

Estão prorrogadas até 21 de junho as inscrições no primeiro ciclo de seleção pública do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp). O objetivo do palno é o treinamento em categorias de níveis básico, médio e técnico de nível médio nas áreas de petróleo e gás.
 
O primeiro ciclo de seleção pública do Plano de Qualificação Profissional oferecerá 11.040 vagas, sendo 6.990 de níveis básico, médio e técnico de nível médio, e as restantes 4.050 de nível superior. Nos quatro ciclos do plano, serão selecionados cerca de 70 mil profissionais via concurso público. 
 
Para facilitar a inscrição nos cursos do Prominp, foi eliminada a exigência de experiência profissional prévia em oito categorias profissionais, sendo cinco de nível médio (Desenhista Projetista de Civil, Eletricista Força e Controle, Eletricista Montador, Instrumentista Montador e Instrumentista Sistema) e três de nível técnico (Desenhista Projetista de Arquitetura Naval, Desenhista Projetista de Equipamento de Embarcação e Desenhista Projetista de Estrutura Naval).
 
Além das categorias acima, o Prominp oferece mais 15 cursos que não exigem experiência profissional prévia, sendo quatro de nível básico (Operador de Trator, Pintor, Lixador e Montador), e 11 de nível médio (Apoio Administrativo, Desenhista Projetista de Arquitetura, Desenhista Projetista de Automação, Desenhista Projetista de Civil - Estrutura Metálica, Desenhista, Projetista de Elétrica, Desenhista Projetista de Instrumentação, Desenhista Projetista de Mecânica - Rotativos, Desenhista Projetista de Tubulação, Profissional de Qualidade, Profissional de Planejamento e Desenhista Projetista de Telecomunicação).
 
No caso dos cursos de nível médio - com exceção de Apoio Administrativo, a não exigência de experiência profissional vale apenas para candidatos com formação técnica completa.
 
O edital para seleção de profissionais de nível superior será publicado no dia 20 de junho, e oferecerá 4.050 vagas. As inscrições poderão ser feitas diretamente pelo Portal de Qualificação do Prominp (www.prominp.com.br) ou nos Correios.

DETALHES DO PLANO – O Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp visa o treinamento gratuito de cerca de 70 mil profissionais de nível básico, médio, técnico de nível médio e superior, nos próximos dois anos, em 150 categorias consideradas críticas para o setor de petróleo e gás. Estão previstos 750 cursos e 5.400 turmas em 17 estados da Federação, envolvendo mais de 50 instituições de ensino em todo país. A operacionalização dos contratos será feita pela Abemi (Associação Brasileira de Engenharia Industrial), que é a entidade-âncora do Plano.

Do total de vagas oferecidas, metade será ocupada por profissionais indicados pelas empresas do setor de petróleo e gás, e a outra metade por alunos "públicos" que se inscreverão por conta própria. Para os candidatos que estiverem fora do mercado de trabalho, além do curso gratuito será oferecida uma ajuda de custo. No caso do aluno-empresa, o Prominp irá custear metade do valor do curso, ficando a outra metade a cargo da empresa que fizer a indicação.

O Plano de Qualificação será implantado nos próximos dois anos, em quatro ciclos semestrais, sendo que para cada ciclo haverá uma seleção pública para identificar os candidatos que participarão dos cursos no semestre subseqüente. Neste 1º ciclo, serão selecionados 11.040 mil profissionais em dez estados brasileiros.
 
Os estados e regiões contemplados nos quatro ciclos são: Alagoas (Maceió); Amazonas (Coari e Manaus); Bahia (Salvador); Ceará (Fortaleza); Espírito Santo (Vitória e Linhares); Mato Grosso do Sul (Três Lagoas); Minas Gerais (Belo Horizonte); Paraíba (João Pessoa); Paraná (Curitiba); Pernambuco (Recife); Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Rio Grande do Norte (Mossoró); Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Rio Grande); Rondônia (Porto Velho), Santa Catarina (Itajaí), São Paulo (Paulínia, Santos, São José dos Campos e região metropolitana de São Paulo), e Sergipe (Aracaju).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.