Descarbonização

Petrolíferas passam a atrelar estratégias digitais a descarbonização

Redação TN/Assessoria
24/08/2022 16:50
Petrolíferas passam a atrelar estratégias digitais a descarbonização Imagem: Divulgação Visualizações: 2041

Grandes petrolíferas no mundo têm direcionado os investimentos em transformação digital com foco na mensuração e controle do carbono, de acordo com levantamento realizado pela consultoria Bip que avaliou o foco das dez maiores petrolíferas mundiais na estratégia digital.

O levantamento foi realizado pela consultoria, com base nos relatórios de resultados 2021, planos de negócios e entrevistas com executivos das grandes companhias e mostrou que as dez maiores empresas de petróleo do globo passaram a reforçar o seu posicionamento e investimentos em iniciativas digitais com foco em baixo carbono e descarbonização.

Entre as empresas analisadas, 30% passaram a comunicar a estratégia digital para a descarbonização a partir de 2021. As que já vinham contemplando essas estratégias em benchmarking anterior realizado pela consultoria representam 60% das pesquisadas.

De acordo com a análise da consultoria, as tecnologias e inovações com foco em baixo carbono e descarbonização estão sendo comunicadas pelas grandes petrolíferas como um meio para alcançar as estratégias definidas e se manter competitivas no mercado. "Os ganhos associados à transição energética e descarbonização estão sendo comunicados com destaque pelas grandes petrolíferas e as tecnologias estão sendo apresentadas como aliadas importantes para o alcance das metas", ressalta Pedro Souza (foto), líder de O&G da consultoria Bip.  De acordo com ele, a partir de 2021 os benefícios do controle e da mensuração do carbono passaram a ser comunicados por todas as dez empresas analisadas, com a incorporação deste tema em relatos de resultados e comunicados ao mercado por outras cinco gigantes petrolíferas.

Além da descarbonização, outros focos da estratégia digital destacados pelas petrolíferas foram o fortalecimento cross dos negócios e do core business e a inovação no negócio.

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