Empresas

Petrobras inicia venda de ativos com refinaria no Japão

Folha de São Paulo
08/02/2012 13:19
Visualizações: 502
A Petrobras decidiu colocar à venda sua participação de 87,5% na sua refinaria no Japão, localizada na ilha de Okinawa, província mais ao sul do arquipélago japonês.

De acordo com o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, este é o primeiro ativo que a empresa está colocando à venda do pacote anunciado junto com o plano bilionário da companhia para o período 2011-2015, de US$ 224,7 bilhões.

A empresa pretende arrecadar US$ 13,6 bilhões com a venda de ativos para ajudar a financiar o plano. "Este é o primeiro, ainda não sabemos quais serão os seguintes", disse Barbassa à "Folha".

A refinaria Nansei Sekiyu Kabushiki Kaisha (NSS) foi adquirida em 2008 e tem capacidade para processar 100 mil barris diários de petróleo por dia. A estimativa de mercado é que a venda gire em torno dos US$ 70 milhões.

A unidade tem ainda um terminal de tancagem de petróleo e derivados com capacidade de armazenamento de 9,6 milhões de barris, três píeres com capacidade para receber navios de produtos de até 97 mil deadweight tonnage (dwt), e uma monoboia para navios Very Large Crude Carrier (VLCC) de até 280 mil dwt.

Na época da compra, a intenção da empresa era utilizar a Nasei para ajudar na venda de etanol brasileiro no Japão, projeto que não foi adiante.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25