Estaleiros

Paulo Haddad nega interesse na Inace

Construção de navios gaseiros no Poço da Draga foi rejeitada pela Inace. Proposta havia sido feita pela prefeita Luizianne Lins, a fim de encontrar uma solução para o impasse

Diário do Nordeste
30/03/2010 09:07
Visualizações: 909

Construção de navios gaseiros no Poço da Draga foi rejeitada pela Inace. Proposta havia sido feita pela prefeita Luizianne Lins, a fim de encontrar uma solução para o impasse

 

 

Em meio ao jogo político, a área do Titanzinho parece perder força, enquanto surgem novas alternativas O jogo de xadrez em que se transformou a instalação do Estaleiro Promar Ceará, em Fortaleza, avança e recua a cada dia, de acordo com os "lances e jogadas" de cada um dos atores que atuam no tablado.

 

 

Em meio ao debate político, o diretor presidente da PJMR, Paulo Haddad, empresa sócia do Estaleiro Promar Ceará, descartou ontem, a possibilidade de uma parceria com a Indústria Naval do Ceará (Inace), à construção dos navios gaseiros, no Poço da Draga, conforme sugeriu a prefeita Luizianne Lins, no último sábado.

 

 

Por questões ambientais e de custos, Haddad desconsiderou também o Plano B, no caso a Praia do Pirambu, revelado sexta-feira passada, pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, e voltou a defender a construção do estaleiro na Praia do Titanzinho, no Serviluz, apesar do posicionamento contrário do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-CE). "A Inace é uma área muito pequena, precisariam ser feitas muitas intervenções, além de que teria (a indústria) de ser remanejada para outra área", respondeu Haddad, descartando o interesse dos investidores em adquirir ou fundir-se com a Inace, à construção dos oito navios. Atualmente, a PJMR está em fase final de negociações de preços e especificações das embarcações, junto à Transpetro e aguarda para o início de abril, uma definição para o certame.

 

 

"Esperamos receber esse presente (contrato da Transpetro) na Páscoa", exclamou o empresário, sinalizando para breve, um desfecho total da licitação, que já leva mais de três meses. "A aquisição ou fusão (à Inace) não está nos nossos planos, até porque esse problema da terra (localização) é a prefeita e o governador que têm que resolver", declarou Haddad. Conforme ratificou, o empreendimento só se viabilizaria financeiramente com o Estado cedendo a área de instalação para a empresa Promar Ceará.

 

 

Pirambu

 

 

Em relação ao Pirambu, Haddad explicou que a área exigiria muitos recursos para ampliação dos dois espigões hoje existentes, além da necessidade de remoção de moradias para alargamentos de vias de acessos. "O Pirambu apresenta muitos problemas de logística e de meio ambiente". Além disso, acrescentou, "o que iria acontecer com as praias lá na frente?".

 

 

Diante do acirramento do debate na sociedade cearense, o empresário disse que espera que Cid Gomes e Luizianne Lins encontrem, logo, uma solução negociada à localização do estaleiro no Ceará.

 

 

Urgência

 

 

"O tempo está passando e assim que a Transpetro nos chamar para assinar o contrato (da ordem de R$ 570 milhões, para construção dos oito gaseiros), vamos ter que apontar um local", cobrou. Segundo ele, o Ceará é único Estado onde estariam ocorrendo restrições à instalação do estaleiro. Sem revelar as opções de que dispõe para construir o equipamento, e caso as negociações entre Cid e Luizianne sejam frustradas, Haddad disse que foi muito bem acolhido no Ceará, mas "nos outros Estados estão pondo ´tapete vermelho´, para receber o estaleiro".

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.