Startups

Ocyan apresenta resultados de aceleração de cleantechs em Demoday

Startups em fase de validação apresentam os resultados da aceleração no programa Ocyan Waves Booster

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/02/2023 06:55
Ocyan apresenta resultados de aceleração de cleantechs em Demoday Imagem: Divulgação Visualizações: 1987

Em evento realizado no começo de fevereiro, em sua sede, a Ocyan recebeu as três cleantechs selecionadas para seu programa de aceleração, o Ocyan Waves Booster. Empreendedores da CarbonAir Energy, do Rio de Janeiro (RJ), Atlas Power, de Florianópolis (SC) e TidalWatt, de Santos (SP) puderam apresentar os resultados da jornada de aceleração e esclarecer dúvidas dos mentores e do Comitê de Inovação da Ocyan.

“Estamos muito felizes com os resultados do novo programa da plataforma Ocyan Waves, o qual vai nos permitir contribuir com ações no âmbito da transição energética. Durante seis meses de trabalho e troca de experiências, podemos comemorar a nossa contribuição para o ecossistema de startups que lidam com esse tema”, celebra Patrícia Grabowsky, gerente de Inovação da Ocyan.

A primeira apresentação foi do time da Atlas Power, que desenvolve soluções inovadoras de armazenamento de energia em baterias, com foco em energia solar. Explicaram o conceito, o uso da matriz e os valores do projeto. “O custo é baixo, a durabilidade é maior e apresenta facilidade de adaptação. Nosso objetivo é lançar o battery as a service no terceiro trimestre de 2023”, destaca Diogo Seixas, sócio da Altas. Ele mencionou também que a ideia está em fase avançada já com validação técnica. O desafio agora é a validação do mercado e a obtenção da patente verde.

Depois foi a vez do Mauricio Queiroz, da TidalWatt, startup de geração de energia elétrica a partir de correntes marítimas. “É uma nova proposta que envolve muitos estudos técnicos. Estamos na fase de validação técnica e pretendemos iniciar os ensaios em breve. Na nossa proposta, a geração de energia é feita a partir da captura da energia que é gerada pelo movimento natural das correntes existentes nos  oceanos e rios, o que nos dá a possibilidade de atender hidrelétricas e clientes do mercado offshore, como a Ocyan”, pontua o sócio, que lembrou já ter a concessão da patente verde no Brasil.

Por fim, a equipe da CarbonAir, a primeira startup no Brasil a desenvolver tecnologias para captura e utilização de CO2, apresentou o conceito usado para ambientes internos, sobretudo para prédios comerciais. José Adolfo Oliveira, sócio da startup, ressaltou o desenvolvimento da startup no programa.

O evento ainda contou com um painel com Hudson Mendonça, Champion do MIT Reap no Brasil, e Maximiliano Carlomagno, sócio da Innociense, consultoria que auxilia a Ocyan no programa de startups. No debate foram destacadas tendências do setor de energia, tais como o surgimento das startups conhecidas como deeptechs, os desafios no relacionamento com as grandes empresas e papéis dos atores em um ecossistema de inovação. A ideia foi aquecer o público presente e provocá-los antes de assistirem aos pitches das startups. Ao final, as startups e mentores receberam prêmios de reconhecimento a participação no programa.

Próximos passos

Após o evento, o Comitê de Inovação da Ocyan, formado pelo CEO e outros vice-presidentes da empresa, além dos  mentores, se reuniram para decidir os caminhos a serem propostos para cada startup. A empresa poderá realizar investimentos (além do aporte inicial já feito nessa fase de aceleração), estabelecer parcerias ou monitorar a evolução de cada uma delas. Muito importante destacar que o objetivo principal é o de apoio no desenvolvimento da startup para o ecossistema de inovação, sem necessariamente avançar para uma relação cliente-fornecedor ou investidor – investida.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.