Society of Petroleum Engineers reúne indústria para debater arcabouço regulatório de segurança operacional E&P
Redação TN Petróleo/Beatriz CardosoComeça amanhã (02/08) o SPE Brazil Integrity Management Systems Symposium – IMSS Brazil, que vai possibilitar aos principais ‘atores’ da área de exploração e produção de petróleo e gás natural (E&P) debater o chamado Novo SGSO – Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Promovido pelas seções Brasil e Macaé da Society of Petroleum Engineers (SPE), o simpósio abre espaço para uma discussão e reflexão dos principais desafios da indústria para promover essa integração entre seus atuais sistemas de gestão e o Novo SGSO.
“O evento representa uma excelente oportunidade para os diversos agentes, incluindo a ANP, debaterem os vários aspectos que envolvem a proposta do novo sistema de gestão da segurança operacional nas atividades de E&P da indústria de óleo e gás”, afirma Luis Bispo (foto), superintendente de Segurança
Operacional da ANP, que participa da solenidade de abertura.
Com mais de 15 anos na Agência, Bispo participa da sessão Principais Desafios para a Indústria de O&G no Processo de Adequação dos Atuais Sistemas de Gestão de Empresas aos Moldes do “Novo SGSO”, na qual vai falar abordar o tema ‘Percepções da indústria e principais preocupações e impactos dessas mudanças na visão da agência reguladora’.
O Novo SGSO é como estão denominando a revisão e consolidação de cinco sistemas de gerenciamento em um só, com um único regulamento: o de segurança operacional, que vai passar a identificar o arcabouço regulatório, o de Sistemas Submarinos (SGSS), da Integridade Estrutural (SGI), Regulamento Técnico de Dutos Terrestres (RTDT) e da Integridade de Poços (SGIP).
“Entendemos que era chegado o momento de colocar frente a frente todos os que fazem parte desse ‘ecossistema’, para que regulados e regulador pudessem trocar ideias, em um processo colaborativo, para agilizar processo que, com certeza, não vai se dar de uma hora para outra”, observou Carlos Alberto Pedroso, presidente da SPE Seção Brasil.
Com 13 sessões, distribuídas nos três dias do evento, o simpósio vai abordar os diversos aspectos do gerenciamento: integridade de ativos, poços, vida útil, respostas e emergência, rotinas de segurança operacional das contratadas, os fatores humanos, lições aprendidas pelo operador e regulador em auditorias, a gestão de informações no processo de transferência de ativos (experiência do cedente, cessionário e regulador), metodologia para gerenciamento de elementos críticos, entre outros temas.
Veja programação aqui o https://integritymanagementsystem.spebrasil.org/programacao/
O SPE Brazil IMSS - Integrity Management Systems Symposium - An Integrated View tem o patrocínio da Petrobras (Master), 4Subsea (prata), PetroReconcavo, ESSS O&G e Abpip (bronze), apoio institucional do Norwegian Energy Partners. A TN Petróleo é mídia institucional do evento.
Saiba mais clicando aqui - https://integritymanagementsystem.spebrasil.org/
Inscrições abertas: IMSS - Integrity Management Systems Symposium em Rio de Janeiro - 2023 - Sympla
Fale Conosco
21