Foi inaugurada na manhã de hoje uma nova usina de biodiesel em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Além da produção do biocombustível, haverá programas de treinamento para incentivar agricultores a investir no setor energético. O Centro de Formação e Produção Alimento e Bioenergia São Francisco de Assis fica na RST-471, em Capão da Cruz Oeste, interior de Santa Cruz do Sul.
O projeto é da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil, que tem 12 mil famílias associadas, e recebeu um investimento de R$ 5 milhões, entre recursos próprios e linhas do governo federal. O biocombustível produzido será usado pelas famílias nas lavouras e a usina poderá reciclar óleo de cozinha. Mas o presidente da Cooperfumos, Gilberto Tuhtenhagen, afirma que há incentivo ao plantio de outras culturas, como a soja, nas propriedades que se dedicavam exclusivamente ao tabaco.
A capacidade de produção deve chegar a cinco mil litros por dia. Também será construído ainda neste ano um local para secagem e armazenagm de grãos.