Santa Catarina

Norsul investe R$ 40 milhões em novo terminal marítimo

<P>A Companhia de Navegação do Sul (Norsul), destaque em navegação privada no Brasil, com sede no Rio de Janeiro, vai investir R$ 40 milhões de recursos próprios na instalação de um terminal marítimo em São Francisco do Sul (SC) para atender a Vega do Sul, do grupo Arcelor.</P><P>A Norsul ...

Gazeta Mercantil
03/07/2007 00:00
Visualizações: 1483 (0) (0) (0) (0)

A Companhia de Navegação do Sul (Norsul), destaque em navegação privada no Brasil, com sede no Rio de Janeiro, vai investir R$ 40 milhões de recursos próprios na instalação de um terminal marítimo em São Francisco do Sul (SC) para atender a Vega do Sul, do grupo Arcelor.

A Norsul faz o transporte da matéria-prima (bobinas de aço) da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), no Espírito Santo, para a Vega desde que foi inaugurada em 2003. A descarga das barcaças é realizada hoje no porto de Itajaí, mas a empresa necessita de instalações apropriadas, diz o diretor de Novos Negócios da Norsul, Luiz Phillipe Figueiredo. O projeto espera licenciamento da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) para começar a obra. A expectativa é concluir o terminal até o final de 2008.

O terminal terá um berço com capacidade para receber mais de 100 mil toneladas/mês de bobinas de aço. Cada embarcação poderá transportar até 10 mil toneladas por viagem. Os navios-barcaça têm maior capacidade de carga e, devido a um sistema diferenciado de hélices, conseguem atracar mais rapidamente no porto.

As operações logísticas da Vega do Sul por via marítima tiveram o tempo reduzido à metade, diz Luiz Phillipe Figueiredo. O custo do frete para o transporte marítimo sofreu redução de até 30%.

O projeto da Norsul em Santa Catarina contempla também a construção de um berço complementar para a operação de navios que eventualmente levarão as bobinas para o Nordeste do Brasil ou para a Argentina.

O terminal estará localizado quase em frente à Vega do Sul, numa área de cerca de 50 mil metros quadrados, de um total de 360 mil metros quadrados adquiridos pela Norsul. A companhia está investindo R$ 20 milhões em um centro de distribuição em São Francisco do Sul.

A Norsul opera navios e barcaças oceânicas na costa brasileira, no sistema de cabotagem. Possui 10 navios próprios, cinco empurradores e 10 barcaças. Faturou US$ 150 milhões no ano passado, receita que deverá se manter em 2007, com o mercado a granel para navios aquecido, diz Figueiredo. Transportou, durante o ano passado, 8 milhões de toneladas de cargas a granel e neo-granel, na cabotagem e no longo curso. Atualmente a empresa opera 25 embarcações (entre próprias e afretadas). Trata-se da maior frota privada nacional em operação.

Considerado um projeto inovador, os navios-barcaça vêm chamando a atenção das empresas do setor devido à otimização dos serviços logísticos, pois possuem excelente capacidade de manobra, boa velocidade e razoável consumo de combustível. A idéia de criar uma forma mais eficiente e econômica de transporte surgiu em dezembro de 1997, quando a Norsul desenvolveu um projeto encomendado pela Aracruz Celulose para transportar um volume maior de toras de eucalipto do sul da Bahia para o Espírito Santo. O contrato foi assinado em dezembro de 2000.

Com as novas embarcações, a Aracruz conseguiu duplicar a quantidade de madeira transportada. O transporte marítimo de madeira via barcaças tem como principal benefício a redução do tráfego de carretas nas rodovias: um volume total de 3,4 milhões de m³ de madeira sendo transportado pelas embarcações, anualmente, eqüivale a cerca de 63 mil viagens por ano de caminhões ultrapesados de 54 m³, ou seja, um caminhão a cada oito minutos, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Fonte: Gazeta Mercantil

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 5 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.