Governança Corporativa

Neoenergia conquista Troféu Transparência 2022 pelo segundo ano consecutivo

Premiação concedida pela ANEFAC reforça as boas práticas de governança

Redação TN/Assessoria
24/08/2022 06:36
Neoenergia conquista Troféu Transparência 2022 pelo segundo ano consecutivo Imagem: Divulgação Visualizações: 552

A Neoenergia conquistou nesta terça-feira (23) o Troféu Transparência 2022, concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC). Este é o segundo ano consecutivo em que a companhia recebe a premiação. O reconhecimento posiciona a Neoenergia entre as dez empresas com receita líquida acima de R$ 20 bilhões que apresentam elevada qualidade e transparência das informações financeiras prestadas ao mercado, assim como consistência do relatório de administração e aderência aos princípios contábeis.

"O prêmio reforça o nosso compromisso em pautar o crescimento da empresa dentro de princípios éticos e transparentes de governança. Temos certeza de que estamos garantindo à sociedade os valores das nossas políticas de gestão relacionadas às demonstrações financeiras, alinhadas com a agenda ESG, o que fortalece a nossa atuação responsável", afirma Eduardo Capelastegui (foto), CEO da Neoenergia.

A transparência está no centro da estratégia da companhia para se consolidar como a maior e mais rentável empresa de energia integrada do Brasil. Com os fatores ambientais, sociais e de governança ESG (na sigla em inglês) definindo cada vez mais os rumos dos negócios do futuro, a ANEFAC incentiva a clareza das divulgações financeiras das empresas.

"Foi um passo no reconhecimento do trabalho dos profissionais e um incentivo ao aprimoramento das demonstrações financeiras e da transparência nas empresas. E, agora, diante das transformações advindas do ESG e da tecnologia chegou o momento de o Prêmio dar esse importante passo ao reforço das suas próprias boas práticas de governança", afirma Marta Pelucio, presidente nacional da ANEFAC.

A premiação, conhecida como o "Oscar da Contabilidade" e reforçada pela credibilidade da entidade e pela busca da transparência corporativa no atual cenário do Brasil e do mundo, se torna ainda mais relevante. Entre os principais pontos avaliados nas demonstrações financeiras, estão: consonância do Relatório de Administração com todas as demais informações; clareza e inclusão de informações adicionais; ações de integração com a comunidade; preocupação com o meio ambiente e ações de sustentabilidade; relacionamento com os seus stakeholders; gerenciamento da sua governança corporativa, políticas e comitês; entre outros.

A cerimônia de premiação acontecerá em 25 de outubro de 2022 em São Paulo. Como única premiação da categoria no Brasil, a ANEFAC anuncia as companhias ganhadoras do Troféu Transparência ANEFAC 2022. Mais informações sobre o prêmio: https://www.anefac.org/trofeu-transparencia.

SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15,9 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.

Sobre a ANEFAC: A Associação Nacional de Executivos vem ao longo de seus 54 anos construindo uma trajetória de evolução, marcada pela contínua busca de aprimoramento e desenvolvimento profissional à nossa rede de relacionamento e à sociedade.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20