Inteligência Artificial

NEC utiliza IA para analisar a confiabilidade das informações e apoiar a verificação de fatos

Assessoria
27/09/2024 17:33
NEC utiliza IA para analisar a confiabilidade das informações e apoiar a verificação de fatos Imagem: Divulgação Visualizações: 469 (0) (0) (0) (0)

A NEC está desenvolvendo uma tecnologia que utiliza IA para analisar a confiabilidade das informações na Internet sob múltiplas perspectivas e apoiar a verificação de fatos. Esta iniciativa é parte de um projeto do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, com o intuito de desenvolver e demonstrar tecnologias de combate a informações falsas e enganosas na Internet.

A eficácia da tecnologia será avaliada por organizações de verificação de fatos, como o Japan Fact-check Center (*1) e meios de comunicação de massa, incluindo emissoras, com o objetivo de melhorar sua confiabilidade. O período deste projeto de demonstração é de agosto de 2024 a março de 2025.

O grande volume de informações falsas e enganosas na Internet tornou-se um problema crescente, e as tecnologias de combate a esse problema estão atraindo maior atenção. Organizações de verificação de fatos e veículos de mídia, responsáveis por disseminar informações altamente confiáveis, enfrentam o desafio do grande esforço necessário para determinar a confiabilidade das informações. A tecnologia da NEC para apoiar a verificação de fatos utiliza IA de ponta, como Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM), para analisar e julgar a autenticidade do conteúdo.

Visão geral da tecnologia

A tecnologia utiliza IA para analisar se o conteúdo composto por múltiplos tipos de dados (texto, imagens, vídeo e áudio) é falso. Primeiro, a tecnologia detecta se imagens e outros dados foram manipulados e a IA, então, reconhece os diferentes tipos de dados, convertendo-os em texto. Em seguida, Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM) especializados na análise de informações falsas avaliam o texto para determinar se o conteúdo é correto, se a informação possui uma fonte confiável e se há inconsistências entre os dados (por exemplo, discrepâncias entre o texto e o conteúdo de vídeo).

Além disso, a tecnologia cria documentos em um formato semelhante aos relatórios e artigos preparados por especialistas em organizações de verificação de fatos e ajuda a aprimorar as operações de checagem, permitindo ajustes conforme as instruções do usuário, como a exclusão de informações não confiáveis ou a adição de novas informações.

Organizações de verificação de fatos, como o Japan Fact-check Center, e meios de comunicação de massa, incluindo emissoras de TV, avaliarão o desempenho da tecnologia com o objetivo de melhorar sua confiabilidade e torná-la disponível para aplicação prática nos anos fiscais de 2025 a 2026.

Sob o modelo de entrega de valor "NEC BluStellar" (*2), a NEC está transformando os modelos de negócios com tecnologias de ponta para ajudar a resolver desafios para os consumidores e para a sociedade.

(*1) Japan Fact-check Centerhttps://www.factcheckcenter.jp/english-page/

(*2) BluStellar

 A NEC oferece serviços completos para transformação digital (DX) através do modelo de entrega de valor "NEC BluStellar". O NEC BluStellar transforma modelos de negócios para enfrentar desafios sociais e empresariais, aplicando uma ampla gama de conhecimentos do setor e expertise tecnológica de ponta em todo o processo de DX, desde a consultoria estratégica para os clientes até a implementação.

Sobre a NEC Corporation

A NEC Corporation se estabeleceu como líder na integração de tecnologias de TI e redes, promovendo a declaração da marca "Orquestrando um mundo mais brilhante". A NEC permite que empresas e comunidades se adaptem às rápidas mudanças que ocorrem tanto na sociedade quanto no mercado, oferecendo valores sociais de segurança, proteção, equidade e eficiência para promover um mundo mais sustentável, onde todos têm a chance de alcançar seu potencial máximo. Para mais informações, visite a NEC em https://www.nec.com.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parcerias
Tan Jin-Yon Bryne: Conectando Brasil e Singapura através...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Inclusão Profissional
O Desafio e a Resiliência de Ser uma Empreendedora Preta...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Parceria
Lideranças da Indonésia e do Brasil debatem parcerias es...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Rio de Janeiro
Petrobras participa do G20 Social
14/11/24
Meio ambiente
Petrobras e BNDES fazem nova parceria para restauração e...
14/11/24
Transição Energética
Ainda dá tempo de se inscrever no "Seminário Brasil e Bé...
13/11/24
Internacional
Na COP 29, MME debate a importância de ampliar investime...
13/11/24
Biometano
Biometano na rede de gás natural busca impulsionar econo...
13/11/24
Oportunidade
UDOP lança Banco de Talentos para profissionais e recrut...
11/11/24
Energia Eólica
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução d...
11/11/24
Etanol
Anidro e hidratado encerram a semana com pequena variaçã...
11/11/24
Energia elétrica
Desempenho em outubro é o melhor do ano e expansão da ge...
08/11/24
Hidrogênio
Primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do e...
08/11/24
Etanol
Cientistas mapeiam microbioma de usinas em busca de maio...
07/11/24
Metanol
ANP amplia monitoramento da comercialização de metanol c...
07/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21