Redação TN com Assessoria Transpetro
A Transpetro obteve, neste domingo (3/8), a certificação do navio petroleiro João Cândido após realizar a inspeção dos seus tanques de carga com o uso de drones. Inédito neste tipo de embarcação no Brasil, o novo procedimento integrou o processo de vistoria obrigatória para a certificação da embarcação. A tecnologia, considerada uma das mais avançadas disponíveis no mercado, vai proporcionar ganhos em segurança operacional e reduzir o tempo de parada de embarcações.
A operação de inspeção ocorreu nos tanques de carga do João Cândido, no final de julho, e foi executada em uma área de fundeio na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Realizado em cumprimento a normas de sociedades classificadoras, o procedimento avalia a integridade estrutural dos tanques, verificando a espessura do chapeamento dos tanques de carga e a necessidade de manutenções preventivas ou corretivas por conta de possíveis pontos de corrosão ou trincas.
Conduzido de forma inovadora no navio João Cândido, o novo método de vistoria de tanques é capaz de avaliar a condição estrutural dos tanques de carga, em especial em áreas altas de difícil acesso, com maior agilidade, segurança e precisão. Para o diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Jones Soares, essa certificação permite à Transpetro inaugurar no Brasil uma nova forma de fazer inspeções em navios petroleiros, promovendo inovação e impulsionando o setor de logística nacional.
"O uso da tecnologia dispensa a necessidade de acesso humano aos espaços confinados durante a inspeção, contribuindo para um ambiente de trabalho ainda mais seguro. Além disso, temos também ganhos financeiros. Enquanto a vistoria por meio de técnicas convencionais dura cerca de uma semana, com o uso dessa tecnologia o processo é concluído em três ou quatro dias – uma redução de aproximadamente 30% no tempo de parada da embarcação", explica.
A certificação
Para a realização do processo de vistoria dos tanques do navio João Cândido, foram utilizados drones equipados com tecnologia de ultrassom (Ultrasonic Testing – UT). O equipamento é utilizado para realizar inspeções não destrutivas, especialmente em locais de difícil acesso, como tanques, cascos de navios, dutos e espaços confinados. A tecnologia confere ganho na segurança das operações de inspeção, que são tradicionalmente realizadas por alpinistas industriais, com montagem de andaimes ou utilização de botes.
Equipado com câmera de alta resolução e dispositivo de medição da espessura das chapas do navio, o drone oferece diagnósticos mais precisos. Os dados coletados foram armazenados e transmitidos em tempo real para uma central de monitoramento, em que especialistas da Transpetro e da ABS puderam acompanhar o processo.
A certificação do navio João Cândido é conferida pela sociedade classificadora American Bureau of Shipping (ABS). O certificado atesta às seguradoras e autoridades portuárias que o navio atende aos padrões internacionais exigidos para o tipo de navegação e carga transportada. O procedimento de inspeção de tanques junto à sociedade classificadora ocorre a cada dois anos e meio, podendo esse intervalo ser menor, a depender da condição de integridade dos tanques.
"Em muitos portos, a apresentação de comprovantes de agências reconhecidas é requisito para atracação e operação. A certificação amplia oportunidades de negócios, pois demonstra o compromisso da Transpetro com segurança e proteção ambiental, aspectos cada vez mais valorizados por empresas e clientes, melhorando sua reputação no mercado", ressalta Jones.
Sobre a Transpetro
Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 180 clientes.
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