Cooperação

MME divulga dados sobre cooperação Brasil-Japão para eficiência energética

Nova página do MME reúne documentos resultantes das atividades realizadas dentro da cooperação nipo-brasileira para a promoção da eficiência energética e conservação de energia em edificações.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
28/11/2022 09:33
MME divulga dados sobre cooperação Brasil-Japão para eficiência energética Imagem: Divulgação Visualizações: 364

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou, nesta sexta-feira (25/11), uma série de estudos, relatórios, apresentações e notas técnicas resultantes de atividades realizadas dentro da Cooperação Brasil-Japão: Eficiência Energética na Indústria e Edificações. Os documentos apresentam resultados alcançados, desde 2019, pela cooperação do MME com o Ministério de Energia e Indústria (METI) e o Energy Conservation Center Japan (ECCJ) do Japão. As ações conjuntas são voltadas para a conservação de energia em indústrias, edificações e equipamentos, com foco em etiquetagem, certificação de eficiência energética e capacitação laboratorial.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do MME visa a incorporação de ações regulatórias para promoção da eficiência energética no Brasil. “Não só para a parte de equipamentos consumidores de energia produzidos no país, como também para o setor de edificações, uma vez que o Japão já passou por uma série de etapas na implementação das políticas que promovem a conservação de energia”, explica a assessora técnica da Coordenação Geral de Eficiência Energética da SPE/MME, Alexandra Maciel.

Entre as atividades da cooperação, está o aprimoramento das normas e processos de etiquetagem de equipamentos elétricos, como condicionadores de ar e refrigeradores. “Recebemos apoio estratégico para internalização dos novos procedimentos de ensaio de eficiência de ar condicionado, por meio de treinamento e capacitação laboratorial. O Japão também produziu guias para a implementação da metodologia de benchmarking de conservação de energia na indústria”, completa Alexandra.

Há ainda ações para ajudar o Brasil na construção de políticas públicas de incentivo à edifícios “energia zero”, que conseguem atender às demandas energéticas sem depender do fornecimento externo de energia elétrica. A ideia, segundo a SPE, é trazer parte da experiência técnica e normativa do programa Toprunner do Japão ao Procel Selo Ouro.

Acesse a nova página e saiba mais sobre as atividades e os resultados alcançados.  

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19