Porto de Santos

Marinha investigará pane em navio graneleiro

As causas da pane no motor que forçou o graneleiro Brugge Max a ficar fundeado no canal de navegação de Santos, entre o final da tarde e a noite da última sexta-feira (12), serão apuradas pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). Um inquérito adm

A Tribuna
17/10/2012 11:49
Visualizações: 489 (0) (0) (0) (0)
As causas da pane no motor que forçou o graneleiro Brugge Max a ficar fundeado no canal de navegação de Santos, entre o final da tarde e a noite da última sexta-feira (12), serão apuradas pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). Um inquérito administrativo será aberto nos próximos dias para investigar o que aconteceu com a embarcação de bandeira irlandesa. O incidente acabou interrompendo o tráfego no porto no período.

Na madrugada do último domingo (14), após o conserto, o cargueiro partiu com 60 mil toneladas de mercadorias rumo ao continente africano.

A pane ocorreu por volta das 17h30 de sexta-feira, enquanto o navio entrava no porto para atracar no Terminal de Granéis do Guarujá (TGG). Foi quando o cargueiro perdeu os motores. O problema aconteceu quando ele passava entre as boias 4 e 5, na direção da Ilha das Palmas.

De acordo com o assessor-executivo da Praticagem do Porto de Santos, Marcos Jorge Matusevicius, âncoras foram lançadas ao mar para que a embarcação não ficasse à deriva.

Segundo ele, normalmente, a tripulação consegue recuperar o motor quando panes deste tipo acontecem. Porém, com o Brugge Max, os trabalhos não foram tão fáceis e só foram concluídos com o navio atracado.

Quatro rebocadores e dois práticos foram responsáveis pela atracação do navio, que recebeu uma autorização especial da CPSP para trafegar pelo canal de navegação rebocado durante a noite.

Normalmente, o procedimento só é feito durante o dia, por questões de segurança. Nas manobras diurnas, há três rebocadores e um prático conduz a embarcação.

Matusevicius estima que o incidente atrasou seis manobras. Todas foram realizadas após as 22 horas, quando o Brugge Max atracou no TGG para o embarque de 8,5 toneladas de milho. “O que sabemos é que, até o momento da atracação, o motor não voltou a funcionar. O conserto foi feito depois”, afirmou.


Operação

A embarcação já havia atracado no porto antes dos problemas de motor. Ela chegou ao cais santista no dia 7 e atracou no cais dos armazéns 20 e 21, da Copersucar, para o embarque de 52,5 mil toneladas de açúcar.

Como ainda havia carga a ser levada para o Porto de Durban, na África do Sul, o navio foi para a Barra na última quarta-feira, para novamente atracar no TGG, na sexta-feira.

"A Tribuna" procurou a agência de navegação Fertimport para apurar informações sobre o incidente, mas a empresa negou que tivesse agenciado o cargueiro. Porém, tanto a CPSP quanto a Codesp confirmaram que o Brugge Max estava sob a responsabilidade da empresa.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.