Rio de Janeiro

Mais de 40 mil visitantes são esperados na Rio Oil & Gas 2022

Nove países confirmaram presença no evento, que deixará um legado para a capital fluminense no Boulevard Olímpico

Redação TN/Assessoria IBP
15/09/2022 13:54
Mais de 40 mil visitantes são esperados na Rio Oil & Gas 2022 Imagem: Divulgação Visualizações: 1688 (0) (0) (0) (0)

O Rio de Janeiro voltará a ser o centro global da indústria do petróleo na 20ª edição da Rio Oil & Gas, de 26 a 29 de setembro, no Boulevard Olímpico, na região portuária da capital fluminense. A expectativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), organizador do evento, é de receber cerca de 40 mil participantes, que vão circular por 51 mil m² de seis armazéns, onde acontecerão a feira e o congresso com os principais executivos e especialistas do setor do Brasil e do mundo. Mais de 350 expositores, nacionais e internacionais, estarão presentes.

Em 2022, o evento volta a ser presencial, mas com transmissão ao vivo do Congresso e dos estúdios dos patrocinadores. É a oportunidade perfeita para quem não conseguir estar presente além de assistir ao conteúdo, conseguir contactar os expositores e patrocinadores e realizar networking virtualmente. A versão presencial contará ainda com espaços exclusivos para encontros de networking e coworking.

Outra novidade da edição é o legado que a Rio Oil & Gas deixará para a cidade do Rio de Janeiro. O IBP investiu para reformar o "Armazém do Kobra", conhecido pelo "Mural Etnias", do artista Eduardo Kobra, e que durante o evento será renomeado para "Armazém IBP". No local, ocorrerão as palestras do congresso e parte da feira. Com essa reforma, o município ganha um novo espaço para a realização de eventos de grande porte, o que garante mais uma fonte de geração de emprego e renda para a economia local. Nos últimos anos, o armazém estava funcionando apenas como estacionamento.

"A indústria do petróleo tem a missão de garantir o suprimento de energia para o mundo todo e financiar a jornada rumo a uma economia de baixo carbono. No atual cenário de emergência climática, o setor reúne ainda mais esforços para prover os investimentos e as tecnologias necessários à transição energética. A Rio Oil & Gas 2022 é uma oportunidade de diálogo e troca de informações para a indústria em busca de soluções inovadoras que reafirmam o papel fundamental da nossa indústria para o país e sua importância para o mundo, em termos de intenso debate sobre segurança energética", afirma Roberto Ardenghy (foto), presidente do IBP.

Nesta edição, nove países já confirmaram presença no evento e montarão pavilhões na feira do evento -- Angola, Alemanha, Argentina, Áustria, Irã, Itália, Reino Unido, França e Noruega. Irã e Angola participam pela primeira vez. A Áustria retorna à Rio Oil & Gas após oito anos. Além disso, durante o evento pesquisadores de 20 países apresentarão trabalhos técnicos -- nos eixos Upstream, Midstream & Downstream, Gás Natural & Energia e a Indústria do Futuro.

Este ano, empresas de grande porte da indústria de óleo e gás também vão estrear entre os expositores. É o caso da PETRONAS, da Malásia; da Karoon, da Austrália; da Trident Energy, brasileira; e da Acelen, brasileira criada pelo fundo Mubadala Capital.

"A Rio Oil & Gas reúne, há 40 anos, especialistas e empresas, do Brasil e do exterior, em debates qualificados sobre a nossa indústria, estimulando conhecimento e gerando negócios no setor. Neste ano, o evento agrega um legado à população do Rio de Janeiro, com a recuperação do 'Armazém Kobra', que já é um cartão postal da cidade e passará ser um espaço dedicado à realização de grandes eventos", afirma a diretora-executiva corporativa do IBP, Fernanda Delgado.

Importância da indústria e debates
Fernanda Delgado ressalta que a Rio Oil & Gas reforça a relevância da indústria no país diante do grande potencial do Brasil, capaz de gerar externalidades positivas que irradiem em toda a economia brasileira, atraindo investimentos externos e potencializando os negócios de toda a extensa cadeia de fornecedores do setor. "O evento abordará a relevância do país para a segurança energética e o suprimento de óleo e gás, fundamental para gerar os recursos necessários para que governos e a sociedade financiem a transição energética e a descarbonização de suas economias", afirma a executiva.

O setor de óleo e gás responde por cerca de 15% do PIB industrial do Brasil, que é considerado o 9º maior produtor mundial de petróleo. Só para a atividade de exploração e produção, o IBP estima investimentos de US$ 183 bilhões e uma arrecadação de tributos de US$ 622 bilhões no acumulado de 2022 a 2031, bem como uma geração média de 445 mil empregos por ano nesse período.

Entre os temas que serão debatidos no congresso do evento estão a transição e a segurança energética, os investimentos em tecnologias de descarbonização, as novas fronteiras exploratórias no Brasil e a expansão e consolidação das empresas independentes, de médio porte, no mercado nacional. Também vão estar em discussão a geopolítica do petróleo e gás, bem como investimentos em Exploração & Produção, Gás Natural e Downstream -- nesses dois segmentos, destaque para a consolidação do Novo Mercado de Gás e abertura do setor de refino, respectivamente.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.