Pré-Sal

Lula pede urgência para votar criação da Petro-Sal

Jornal do Commercio
09/02/2010 09:57
Visualizações: 569
O governo enviou ao Congresso o pedido de urgência para a tramitação do projeto de lei que trata da criação da Petro-Sal e fará o mesmo quando as outras três propostas do novo marco do setor de petróleo forem aprovadas pela Câmara, afirmou ontem o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.


Com o pedido de urgência, os senadores terão 45 dias para analisar as propostas. Atualmente, apenas o projeto que trata da criação da Petro-Sal, estatal, foi aprovado pela Câmara.


Os deputados precisam ainda concluir a votação do projeto que institui o regime de partilha e as propostas de capitalização da Petrobras e de criação do fundo social. A expectativa é de que eles sejam votados após o carnaval.


A polêmica maior está em relação à distribuição dos royalties da exploração do petróleo do pré-sal, contrapondo estados produtores e não-produtores. Há até mesmo o pedido de uma liminar no Supremo Tribunal Federal para que não seja votada uma emenda dos deputados Humberto Souto e Ibsen Pinheiro, que estabelece a divisão dos recursos de acordo com critérios dos fundos de Participação dos estados e dos municípios.


A sessão para retomar a votação dos projetos do pré-sal no plenário da Câmara está marcada para amanhã, mas diante da polêmica instalada sobre a partilha dos recursos, que divide os parlamentares da base aliada, dificilmente a votação das propostas será concluída esta semana, segundo alguns líderes partidários.


O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), manobra para adiar a votação do projeto de partilha e votá-lo somente depois de aprovados os que tratam da capitalização da Petrobras e do Fundo Social, devido à pressão das bancadas dos estados produtores. Ele trabalha com um cronograma de votar a emenda de Pinheiro e Souto só daqui a duas semanas, após o carnaval.


No governo, no entanto, a orientação é votar o projeto de qualquer jeito, mesmo que isso signifique a aprovação da emenda de Pinheiro e Souto. Vaccarezza, entretanto, quer mais tempo para costurar a derrota da proposta. A oposição, por sua vez, não aceita deixar a votação da emenda por último, passando os dois projetos de consenso na frente da fila.


O importante, segundo o ministro de Relações Institucionais, é o marco legal ter sido aprovado - a questão dos royalties seria miudeza. "Estamos conversando com os líderes da base no Senado para definirmos a estratégia, inclusive negociando com a oposição no Senado um calendário de votação do pré-sal", acrescentou.


Segundo Padilha, o governo vai tentar negociar também com os líderes da oposição no Senado a aprovação dos projetos. A ideia é quebrar resistências e evitar que os projetos sejam discutidos com tom eleitoral.



PROJETOS. De acordo com Padilha, na reunião de ontem de manhã entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros foram reafirmadas outras prioridades do governo. Lula teria dito, segundo ele, que quer lançar a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em março.


A proposta de consolidação dos programas sociais em lei também está entre os objetivos de curto prazo. "Está se trabalhando um calendário até o final de fevereiro para se apresentar uma proposta ao presidente com a nossa perspectiva de, em março, encaminhar para o Congresso".
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
AVEVA recebe o prêmio de Parceiro de Manufatura do Ano 2...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae RN apresentará estudo sobre impacto do onshore no...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Implementos São Paulo expõe Semirreboque 1 eixo na Mosso...
25/11/25
Apoio Marítimo
Ambipar treina no litoral norte paulista para resposta a...
25/11/25
Margem Equatorial
Ineep reforça importância do papel da exploração de petr...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
ABPIP participa do Mossoró Oil & Gas Energy 2025 com pro...
24/11/25
Posicionamento
ONIP - Compromisso com uma Agenda Energética responsável...
24/11/25
Energia Elétrica
Prime Energy registra crescimento de 52% no volume de co...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy se consolida como hub energétic...
24/11/25
Etanol
Hidratado sobe pela 6ª semana consecutiva; anidro também...
24/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.