Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
O leilão representou a última oportunidade de acesso a grandes volumes já descobertos do pré-sal, com um resultado de mais de 11 bilhões de reais em bônus de assinatura. Além disso, foram ofertados relevantes percentuais de excedente em óleo na ordem de 37,43%, com um ágio de 149,2% para Sépia, e 31,68%com um ágio de 437,86% para Atapu.
Como consequência dos esforços do governo, em articulação com a indústria, para melhorar as condições competitividade, o certame atraiu a participação de grandes empresas globais. Foram vencedores os consórcios da Petrobras com Total Energies (Sépia e Atapu), Petronas (Sépia), QP (Sépia) e Shell (Atapu).
Com esse resultado, o IBP antevê a execução e contratação de volumosos investimentos para o aumento da produção e, consequentemente, geração de emprego, renda, divisas e receitas para o país.
Nesse contexto, para que os próximos leilões de áreas exploratórias sejam também competitivos, o IBP ressalta a importância de se ter um ambiente de negócios atrativo para os investimentos, com estabilidade de regras e segurança jurídica, para que possamos aproveitar a atual janela de oportunidade, e contribuir para a segurança energética nesse período de transição para uma economia de baixo carbono.
Fale Conosco
21