E&P

Hitachi Energy ajudará a Petrobras a analisar alternativas para reduzir as emissões de carbono de plataformas offshore no Brasil

Estudos e análises abrangentes realizados por especialistas da Power Consulting apoiarão a Petrobras em suas metas de redução de emissões operacionais.

Redação TN Petróleo/Assessoria Hitachi Energy
10/07/2025 10:02
Hitachi Energy ajudará a Petrobras a analisar alternativas para reduzir as emissões de carbono de plataformas offshore no Brasil Imagem: Divulgação TN Petróleo Visualizações: 1049

A Petrobras, maior empresa de energia e petróleo do Brasil, com operações multinacionais em sete países, assinou um contrato de consultoria com a Hitachi Energy para estudar a eletrificação de suas plataformas de petróleo offshore. O estudo fará parte da Avaliação de Interconexão Elétrica de Plataformas da Petrobras com o Sistema Elétrico Onshore, como parte da estratégia para reduzir as emissões de carbono em suas operações, uma vez que a geração elétrica no Brasil tem elevado conteúdo de renováveis.

Sob o acordo, a Hitachi Energy analisará custos, opções de interconexão offshore e considerações técnicas, como o uso de corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC), além de delinear o escopo e os cronogramas para serviços relacionados, necessários para a interconexão. Os resultados ajudarão a Petrobras a avaliar a viabilidade econômica da eletrificação de suas plataformas offshore de petróleo e gás (O&G).

A Petrobras possui um amplo portfólio de pesquisa, desenvolvimento e inovação para avaliação da conexão de fontes de energia de baixo carbono com suas unidades offshore. Dentro desse portfólio, a opção de interconexão com sistema elétrico onshore se destaca, razão pela qual parcerias com empresas especializadas em sistemas elétricos offshore têm sido estabelecidas para elevar a maturidade dessa opção para projetos de plataformas, comentou Cezar Siqueira, Gerente geral de P&D em desenvolvimento da produção do centro de pesquisas da Petrobras.

"A Petrobras está liderando o caminho para uma transição energética justa com seus esforços para garantir operações sustentáveis e isso se alinha ao objetivo da Hitachi Energy de permitir um futuro energético sustentável para todos. O setor de O&G pode ser um importante impulsionador da transformação na transição energética, e investir na eletrificação de plataformas representa um passo crítico à frente", enfatizou Daniel Galvan, Global Product Group Manager da Hitachi Energy.

Hoje, a energia das plataformas da Petrobras vem do gás natural extraído na produção offshore, um processo que, embora já represente menor pegada de carbono em relação a outros combustíveis, gera comparativamente a maior parcela de emissões de gases de efeito estufa desse tipo de instalação. Este estudo visa avaliar como essas plataformas podem ser conectadas à rede elétrica terrestre, utilizando fontes de energia renováveis, como hidroelétrica, eólica ou solar, reduzindo ainda mais drasticamente as emissões de CO2 das operações offshore.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.