Porto de Santos

Hamburg Süd batiza navio e porto opera com novo gigante

O Santa Ursula, da Hamburg Süd, que é capaz de movimentar até 7.100 Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) iniciou na quinta-feira (26) sua primeira viagem à Ásia. O ponto de partida foi o complexo santista, logo após o embarque e des

A Tribuna
27/07/2012 16:12
Visualizações: 534 (0) (0) (0) (0)
O Porto de Santos terá mais um gigante em operação nos seus terminais de contêiner. O Santa Ursula, da Hamburg Süd, que é capaz de movimentar até 7.100 Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) iniciou na quinta-feira (26) sua primeira viagem à Ásia. O ponto de partida foi o complexo santista, logo após o embarque e desembarque de 1.800 toneladas de mercadorias.

Até agora, o maior porta-contêineres a parar na região, em fevereiro último, foi o Cosco Vietnam, com capacidade para 8.208 Teus.

O Santa Ursula é o 9º de uma série de dez porta-contêineres idênticos construídos pela companhia alemã, que o empregará no serviço entre Ásia/Sul da África e Costa Leste da América do Sul. A embarcação contribuirá para a crescente demanda das exportações brasileiras de café, frutas frescas, legumes, carnes, aves, flores e produtos farmacêuticos. 

Por acondicionar esse produtos, o Santa Ursula, que tem 300 metros de comprimento, 42,8 metros de largura e calado máximo de 13,5 metros, foi equipado com 1,6 mil tomadas para contêineres refrigerados.

O batismo do cargueiro foi realizado no terminal da empresa Santos Brasil, localizado à margem esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, durante cerimônia, que contou com a presença de autoridades e empresários. A madrinha do porta-contêineres foi Marcia dos Santos, vice-presidente da Marfrig Alimentos S/A.

“Ser madrinha de um navio desse tamanho é uma responsabilidade. Confesso que fiquei muito honrada com a oportunidade que a Hamburg Süd me deu”, revelou Marcia.

A decisão da empresa de promover o batizado do navio no Porto de Santos deve-se ao fato de ser esse o maior porto da América Latina e um dos principais centros de todas as movimentações da Hamburg Süd.

Dos 3,1 milhões de teus movimentados em todo mundo no ano passado pela empresa, 25% passaram pela costa leste da América Sul. Enquanto a Ásia teve 20%. Durante suas passagens pelo Brasil, o Santa Ursula atracará ainda em Porto de Porto Alegre (RS), Paranaguá (PR), Itapoá (SC).


Capacidade

Apesar do canal de navegação do Porto de Santos já ter sido dragado para 15 metros, a embarcação ainda não pode trafegar com a sua capacidade máxima. Isso porque, a profundidade do complexo santista não foi oficialmente homologado pela Marinha. Apenas após o aval da Autoridade Marítima, o navio poderá operar plenamente.

“O Santa Ursula não pode sair deste porto com sua capacidade plena, porque existe o problema do canal de Santos, Durante os embarques a serem realizados aqui será possível promover 88% do seu carregamento total”, destacou o diretor-superintende da Hamburg Süd no Brasil, Julian Thomaz.

Com mais essa embarcação em atividade, a empresa alemã garante que suas linhas de navegação para Santos serão elevadas. E a expectativa agora é de que as movimentações da companhia no Leste da América Latina cresçam 4% em exportações e 5% em importações de mercadorias.
 
 
Segunda viagem

Fabricado na Coreia do Sul, o navio foi concluído em meados de março deste ano. De lá seguiu para a China, de onde partiu rumo ao cais santista.

Ao deixar o porto, após a cerimônia de batismo, o novo porta-contêineres ficará em alto-mar por 22 dias. O seu destino final será a China, porém com uma escala em Singapura. Essa é a quarta vez que um navio da Hamburg Süd recebe o nome de Santa Ursula.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas tem participação no Sergipe Oil & Gas 2025 com fo...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Quarta edição do Sergipe Oil & Gas destaca Sergipe no me...
23/07/25
PD&I
ANP realiza workshop sobre Fundo de Investimento em Part...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana impulsiona economia regional e gera...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Eneva celebra 5 anos do Hub Sergipe durante o Sergipe Oi...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae e rede Petrogas levam soluções e serviços de pequ...
22/07/25
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Governo do Estado apoia 4ª edição de Sergipe Oil & Gas e...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22