Paraná

Governo anuncia criação de empresa para fazer dragagem no canal da Galheta

<P>O Governo do Paraná resolveu criar uma Companhia Paranaense de Dragagem para, entre outros serviços, fazer a dragagem no canal da Galheta, em Paranaguá, no Litoral do Paraná. A iniciativa foi anunciada na manhã desta terça-feira (19) pelo governador Roberto Requião, durante a reunião sema...

Gazeta do Povo/PR
19/02/2008 21:00
Visualizações: 1168

O Governo do Paraná resolveu criar uma Companhia Paranaense de Dragagem para, entre outros serviços, fazer a dragagem no canal da Galheta, em Paranaguá, no Litoral do Paraná. A iniciativa foi anunciada na manhã desta terça-feira (19) pelo governador Roberto Requião, durante a reunião semanal com o secretariado, após uma frustrada tentativa de licitação, que só teve uma proposta.

O governador, assim como o superintendente dos portos, Eduardo Requião, explicou a dificuldade que o governo vem encontrando para contratar uma empresa para fazer a dragagem no canal da Galheta. Os irmãos Requião, Eduardo e Roberto, acreditam que há um cartel no segmento no Brasil. O Porto de Paranaguá está sendo vítima de um lobby de empresas internacionais de dragagem que querem cobrar um verdadeiro absurdo para uma dragagem que deveria ter um preço relativamente razoável, disse o governador. Segundo dados do governo, das 23 empresas que participaram da licitação internacional para dragagem no canal da Galheta, três delas apresentaram a caução exigida e apenas uma apresentou proposta, mas solicitando um valor maior do que o oferecido no edital.

A criação da Companhia, segundo informações do site oficial do governo do estado, acontecerá com a união de esforços entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o Governo do Estado e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O procurador Carlos Marés afirmou que a empresa poderá oferecer serviços para outros portos. É importante ressaltar que, apenas com as campanhas de dragagem no Porto de Paranaguá, a empresa mantém-se financeiramente, comentou.

A idéia do projeto, segundo Eduardo Requião, era antiga, mas até então não foi viabilizada por impedimentos do Ministério dos Transportes e pela gestão anterior da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Nós estamos tentando criar essa Companhia há cinco anos. Mas estes lobbies e estes grupos são muito fortes. Tentamos diversas vezes adquirir uma draga e executar os serviços de forma direta. Fomos impedidos, mas as coisas estão mudando, afirmou Eduardo.

A dragagem

O serviço de dragagem no canal da Galheta prevê a retirada de quase 17 milhões de metros cúbicos de sedimentos, que serão usados na engorda da praia de Matinhos, na criação de dois Distritos Industriais Alfandegados e três ilhas artificiais (duas em Antonina e uma em Paranaguá). Parte do material também deverá ser despejado em frente à Praça Central de Antonina, preparando o local para a construção do terminal para navio de passageiros.


Fonte: Gazeta do Povo/PR

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.