Sergipe Oil & Gas 2024

Governador Fábio Mitidieri e ministros visitam obra de conexão do terminal de GNL da Eneva à malha de transporte da TAG

Sergipe foi pioneiro com a inauguração do projeto de conexão do Terminal de Gás Natural Liquefeito e Complexo Termelétrico da Eneva à rede da Transportadora de Associada de Gás

Redação TN Petróleo/Ascom Sedetec
25/07/2024 15:40
Governador Fábio Mitidieri e ministros visitam obra de conexão do terminal de GNL da Eneva à malha de transporte da TAG Imagem: Ascom Sedetec Visualizações: 2059 (0) (0) (0) (0)

mais um passo de Sergipe rumo à expansão do mercado de gás natural no Brasil, o estado foi pioneiro com a inauguração do projeto de conexão do Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Complexo Termelétrico da Eneva à rede da Transportadora de Associada de Gás (TAG). Nesta quarta-feira, 23, o governador Fábio Mitidieri, juntamente com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, visitou a obra do Gasoduto Terminal de GNL ENEVA – Malha de Transporte TAG, localizado no município da Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju. 

O investimento viabiliza o acesso de uma importante fonte de suprimento à demanda nacional do energético. Ao visitar a obra, o governador Fábio Mitidieri destacou a relevância da entrega para o estado. “Estamos vivendo um momento importante, numa semana em que Sergipe é a capital do petróleo e gás”, pontuou, referindo-se à realização da 3ª edição do Sergipe Oil & Gas.. 

Fábio Mitidieri acrescentou que a gestão estadual trabalha para garantir mais investimentos para o estado, reduzir o preço e interiorizar o gás e fazer com que os empregos permaneçam em Sergipe. “Queremos que o nosso estado se desenvolva cada vez mais e, com isso, que sejam geradas mais oportunidades para o nosso povo”, reforçou. 

Durante a visita, o ministro de Minas e Energia afirmou que Sergipe é referência no modelo de regulação do gás no país. “Nós queremos levar o exemplo de Sergipe para todo o Brasil e cumprir com a política de aumentar a oferta de gás, diminuir o preço, reindustrializar o Brasil, gerar emprego e renda, combater a desigualdade na forma sólida e construir uma sociedade melhor”, considerou Alexandre Silveira.

O ministro Márcio Macêdo chamou a atenção para o papel na união entre diferentes poderes e setores nesse processo. “Quando se trabalha junto, o resultado começa a aparecer. O governo federal faz aqui investimentos da ordem de R$ 60 milhões do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], por meio da Petrobras; o Governo do Estado preparou o estado com as condições objetivas para receber essas ações; e a iniciativa privada vem e toma a decisão de investir no Brasil. É trabalhar para que Sergipe possa gerar emprego, gerar renda, movimentar a economia e ajudar o Brasil ser autossuficiente no gás”, acrescentou. 

Sobre o gasoduto

O Governo de Sergipe apoiou a construção do gasoduto, por meio da concessão de incentivo fiscal, aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (CDI), para aquisição dos tubos fabricados. 

O incentivo, enquadrado no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), reduziu os custos na aquisição do material e, consequentemente, o valor do investimento para a obra, resultando em uma tarifa de transporte mais competitiva e favorecendo a atração de operações para o terminal de GNL da Eneva.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.