Energia Elétrica

Fórum de Eficiência Energética abre Smart Energy 2024

Conferência ocorre de 24 a 26 de setembro no Campus da Fiep, em Curitiba e conta com a presença do presidente da Aneel.

Redação TN Petróleo/Assessoria
16/09/2024 14:05
Fórum de Eficiência Energética abre Smart Energy 2024 Imagem: Divulgação Visualizações: 517 (0) (0) (0) (0)

Curitiba sediará a Smart Energy 2024 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes, que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de setembro, no Campus da Indústria do Sistema Fiep. Realizado pela Rede Paraná Tecnologia e Metrologia, organizado pela FRG Mídias e Eventos e promovido pelo Tecpar, o evento está com as inscrições abertas pelo  link: https://doity.com.br/smart-energy-conferencia-internacional-de-energias-inteligentes#registration. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3362-6622, 9 8492-1063 ou pelo e-mail: contato@smartenergy.org.br.

Para esta edição, a novidade é a realização do Fórum de Eficiência Energética que abre os trabalhos da conferência e apresenta experiências de sucesso no uso sustentável de energia e vantagens do emprego da eficiência do sistema energético. O encontro ocorre das 13h às 17h no dia 24 de setembro e nos dias 25 e 26, das 8h às 19h. A programação conta a participação de organismos governamentais, da iniciativa privada e da academia. 

Bruno Kaesemodel, da Rede Paraná Tecnologia e Metrologia, responsável pela direção dos três dias de evento, reforça a importância de discutir um tema fundamental em uma época em que o sistema de energia dá sinais de colapsos. “Estamos diante de um momento crítico que exige debate e cooperação. A transição energética, as energias renováveis e a eficiência energética não são questões distantes, mas sim elementos essenciais do nosso cotidiano", afirma.

O Fórum de Eficiência Energética abre com a palestra “As principais vantagens de investir em eficiência energética”, com Bruno Herbert, da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), na sequência vem o tema “Eletrificação de Tubo” com Julio Omori, da Copel; “Eficiência Energética Elétrica no Setor Industrial Brasileiro”, com Arthur Rangel, da Celesc; “Como viabilizar projetos de eficiência energética pagando com a própria economia”, por Ricardo Kenji da Eletron Energia S/A; “Jornada da Produtividade – Eficiência Energética”, com o Senai/PR; “Tendências e Estratégias Rumo à Descarbonização do setor de HVAC&R”, com Fernando Castillho da Daikin; “Fazendo mais com menos – Eficiência Energética na Indústria 4.0”, com Rafael Lopes, da CNH; “Eficiência Energética dos combustíveis”, com João Dias, da Horse do Brasil; “Eficiência Energética na CNH: Abrindo novos caminhos”, com William Noronha Melo, da Philips Signify; “Faça isso de maneira inteligente – Eficiência Energética na OEE Industrial”, com Alisson D’Agostin da Eletron Energia S/A; e “Inovação e Eficiência: O Caso de Sucesso da UFPR”, com o professor João Dias da Universidade Federal do Paraná.

No dia 25, a Smart Energy – Conferência Internacional de Energias Inteligentes inicia às 8h. Pela manhã as discussões serão sobre o papel do estado e investimento em energias renováveis. A abertura será feita pelo diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, na sequência falará o presidente da Aneel, Sandoval Feitosa, sobre a mudança de matriz energética no país, com a palestra: “Transição Energética”. Após, ocorre o painel “Desafios Tecnológicos na Transição Energética”, e na sequência o secretário de Planejamento do Paraná, Luis Augusto Silva, apresentará o panorama do uso das energias renováveis no Paraná, com o tema: “Atual Panorama e Perspectivas do Futuro das Energias Renováveis no Paraná: Políticas Públicas e Infraestrutura”.

As atividades da tarde iniciam com a palestra “Caminhos de Integração da Transição Energética com a Neutralidade Carbônica, proferida por Rui Pedro de Almeida Ribeiro, da Rede Paraná Tecnologia e Metrologia, em seguida haverá apresentação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Tecpar.

Às 16h ocorre o painel “Desafios regulatórios e econômicos na Transição Energética”, que terá como moderador, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Pereira Ramos, e na sequência o painel “Integração de Tecnologias de IoT e AI em Smart Energy”, com moderador de Sandro Vieira da Enline. Às 18h50, o empresário Tiago Fraga, do Grupo FRG, apresenta o resumo das principais conclusões do dia.

Na quinta-feira, 26, pela manhã, o eixo principal serão as possíveis soluções alternativas para energias por meio do uso de biocombustíveis, com a palestra de abertura de Rui Londero Benetti do Grupo Benetti Agroindustrial.  Após, ocorre a palestra “O Biogás na Rota do Hidrogênio Renovável”, ministrada por Helton José Alves. Às 9h30 haverá o painel “Cenários e Oportunidades no Setor de Biocombustíveis no Estado do Paraná: Políticas Públicas e Iniciativas Legislativas” moderado pelo professor da UFPR e um dos organizadores da Conferência, Eduardo Felga Gobbi. O período da manhã terminal com o painel “Integração de Smart Grids: Parcerias e Inovações para a Eficiência Energética”, com o CEO da Electra, Franklin Miguel.

À tarde, as cidades inteligentes estarão no centro das discussões nos painéis dedicados às políticas públicas de investimentos e financiamentos. Eduardo Mazzarolo, do iCities, aborda “Cidade Inteligentes e Energia- Integração e Sustentabilidade; Luciano Cartens, do Lactec, palestra sobre “Especialista em Segurança de TI para Energia” na sequência haverá o painel “Impacto das Políticas Públicas na Sustentabilidade Energética” moderado por Kelly Schiavinato e após, a palestra “Investimentos em Smart Energy: Financiamento e Modelos de Negócios” com Thais Paola Grandi do BRDE. O ciclo de palestras ainda conta com uma discussão sobre mercado livre e o encerramento será feito pelo diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.

A Smart Energy 2024 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes conta com o patrocínio das empresas Sistema Fiep, Lactec, Eletron Energia e Electra Comercialização de Energia, e com o apoio do IEP - Instituto de Engenharia do Paraná, Spinseg, Abrate, Apeam (Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais), Enline, Abinee, Invest Paraná, Fisul - Setor Elétrico Escola de Negócios, iCities, R. Rocha & Associados, SindiEnergia, Thymos, OAD Paraná, Napi Hidrocarbonetos Renováveis, RenovaPR, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cigre e Fecomércio.

SERVIÇO: 
Smart Energy 2024 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes
Data:
- Dia 24: das 13h às 17h
-  Dias: 25 e 26 de setembro, das 8h às 19h
Local: Campus da Indústria – Av. Comendador Franco, 1.341
Inscrições pelo site: www.smartenergy.org.br   
Mais informações: 41 -3362-6622 ou 98492-1063

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Energia Solar Fotovoltaica: SDE discute potencial e prot...
01/11/24
Empreendedorismo
Co-fundadora da Aliança Empreendedora é a única mulher d...
01/11/24
Etanol
Projeto de Lei que assegura direitos dos produtores de c...
31/10/24
RenovaBio
Cinco anos de RenovaBio: ANP debate retrospectiva e pers...
31/10/24
Biodiesel
Indústria do biodiesel deve crescer e amenizar queda do ...
30/10/24
Eólica
Parque Eólico Morro do Cruzeiro entra 100% em Operação C...
30/10/24
Etanol
Anidro volta a cair e hidratado fecha pela 3ª semana em alta
28/10/24
Transição Energética
MME enfatiza a importância do planejamento para o futuro...
25/10/24
Energia Elétrica
Com 399,8 MW médios, cogeração bate recorde na garantia ...
25/10/24
Energia Elétrica
CCEE aponta crescimento de 3,2% no consumo de energia br...
24/10/24
Evento
Restrição de geração renovável será debatida pela Echoen...
23/10/24
Bioeconomia
Acelen Renováveis e Instituto Agronômico de Campinas (IA...
23/10/24
Descarbonização
Estudo do IBP indica tecnologias para descarbonizar indú...
21/10/24
Energia Eólica
Hitachi Energy participa da Brazil Windpower para fortal...
21/10/24
Negócio
Descarbonização: Petrobras vende diesel com conteúdo ren...
18/10/24
Espírito Santo
Brasil recebe mais de 400 líderes internacionais em even...
18/10/24
BNDES
Com R$ 500 mi do Fundo Clima, BNDES apoia usina de etano...
18/10/24
Tecnologia e Inovação
Nova IA brasileira inova com capacidade de adotar jargõe...
17/10/24
Reconhecimento
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é reconhecida, pelo se...
17/10/24
Etanol de milho
BNDES aprova R$ 500 mi para planta de etanol de milho no...
16/10/24
Etanol
Hidratado sobe 2,31% na semana; anidro também valoriza
14/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20