Meio ambiente

FAPESP e Facepe apoiarão projetos de prevenção e mitigação de acidentes petrolíferos

Redação/Assessoria Fapesp
13/11/2019 08:06
Visualizações: 1257

O derramamento de óleo ocorrido em alto-mar entre fim de julho e início de agosto afetou mais de 2 mil quilômetros do litoral brasileiro, particularmente as praias do Nordeste. Em Pernambuco, o desastre pegou a todos de surpresa, inclusive pesquisadores – muitos deles especialistas nas áreas de exploração de petróleo, modelagem de simulação e afins. O desafio agora é avaliar riscos de comprometimento de praias, manguezais e estuários e de contaminação de pescados e mariscos, bem como buscar soluções para minimizar o impacto do desastre na economia.

“Já coletamos cerca de 4 mil toneladas de óleo”, disse José Fernando Tomé Jucá, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (Facepe). A areia, acrescentou, foi parcialmente limpa, mas o óleo é denso e parte dele está no fundo do mar ou preso aos arrecifes. “Cinco estuários foram contaminados, assim como manguezais." Isso sem falar nos 15 mil pescadores em Pernambuco que tiveram sua atividade econômica afetada.

Institucional

Para a análise dos pescados e mariscos, por exemplo, a Facepe já tem o apoio da Universidade de São Paulo (USP) e, para a avaliação da contaminação das praias e manguezais, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo.

Com o intuito de fortalecer a rede de pesquisa colaborativa entre os dois estados, a FAPESP a Facepe lançaram na última segunda-feira (11/11) uma chamada de proposta voltada a apoiar projetos relacionados ao tema “Acidentes Ambientais Petrolíferos – Prevenção e Mitigação”.

“A FAPESP tem feito um número crescente de colaborações com outras FAPs em assuntos relativos ao avanço do conhecimento e de novas tecnologias. Essa chamada com a Facepe abrange um tema de grande impacto social e requer boa ciência, boa tecnologia e ideias novas. A cooperação de Pernambuco e de outras FAPs será relevante”, disse Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP.

Pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa de São Paulo e Pernambuco podem apresentar propostas em um dos seguintes temas: Mecanismos para contenção do avanço do óleo; Desenvolvimento analítico da caracterização, mapeamento e monitoramento dos impactos ambientais; Impacto sobre ecossistemas e sobre a população; Gestão voltada para impactos sociais, saúde e educação ambiental; Tratamento, com foco em remediação físico-química e biorremediação; e Disposição e aproveitamento do óleo removido.

Os projetos receberão apoio por até dois anos. O prazo para envio de propostas termina em 30 de janeiro de 2020. O pesquisador responsável no Estado de São Paulo deve submeter o projeto por meio da plataforma SAGe (www.fapesp.br/sage) e o pesquisador responsável em Pernambuco deve fazê-lo por meio da plataforma de submissão da Facepe (AgilFAP). A chamada está disponível em: www.fapesp.br/13741.

De acordo com o presidente da Facepe, os projetos e informações coletadas no âmbito dos projetos serão compartilhados com Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos estados atingidos pelo desastre.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com b...
02/12/25
Investimento
Indústria de O&> prioriza investimento em tecnologia de ...
02/12/25
Refino
Petrobras irá investir cerca de R$12 bilhões na ampliaçã...
02/12/25
Posicionamento
Proposta de elevação da alíquota do Fundo Orçamentário T...
01/12/25
Gás Natural
Distribuição de gás canalizado é crucial para a modicida...
01/12/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Centro de Formação Profissional da Universidade Tiradent...
01/12/25
Levantamento Sísmico
TGS inicia pesquisa na Bacia de Pelotas
01/12/25
Etanol
Anidro e hidratado fecham a semana em alta
01/12/25
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Comemoração
Infotec Brasil completa 40 anos e destaca legado familia...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Petrosupply Meeting realiza 267 encontros e conecta seto...
28/11/25
Gás Natural
Entrega de Gasoduto no Centro-Oeste de Minas Gerais é no...
28/11/25
Internacional
Brasil apresenta avanços em resposta a emergências offs...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae impulsiona inovação ao aproximar startups do seto...
28/11/25
Gás Natural
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.