Paraná

Faltam contêineres para exportação em Paranaguá

<P>CURITIBA - O crescimento da movimentação de produtos exportados através de contêineres já está provocando a falta destes equipamentos em alguns portos brasileiros. O maior problema é a falta de contêineres refrees, utilizados no transporte de cargas congeladas e refrigeradas porque o Bras...

Gazeta Mercantil
22/08/2008 00:00
Visualizações: 767 (0) (0) (0) (0)

CURITIBA - O crescimento da movimentação de produtos exportados através de contêineres já está provocando a falta destes equipamentos em alguns portos brasileiros. O maior problema é a falta de contêineres refrees, utilizados no transporte de cargas congeladas e refrigeradas porque o Brasil é um grande exportador de produtos como carnes e frutas mas não importa uma quantidade significativa de produtos congelados. Os contêineres refrees estão saindo e acabam não voltando para o País por causa desta falta de movimento no sentido inverso, alerta o diretor do TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), Juarez Moraes, que assumiu neste mês a presidência do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Terminais de (Abratec), em substituição a Wady Jasmin, da Santos Brasil.

Segundo ele, as 13 empresas afiliadas a Abratec, em cujos terminais transitam 98% dos contêineres movimentados no País, estão operando no limite por causa do crescimento das exportações. Em Paranaguá este tipo de operação cresceu 50% em 2007 e neste primeiro semestre já aumentou 16%, disse ele. Há um cálculo no mercado que a movimentação com este tipo de equipamento vai alcançar a 18 milhões de TEUs ( o equivalente a contêiner de 20 pés) em 2010. Em 2003, a movimentação era de apenas 3,5 milhões de TEUs. Ainda não temos levantamento de prejuízos porque os armadores estão tentando resolver esta situação de todas as formas possíveis. Hoje eles já estão enviando carga normal para o Brasil em contêineres refrees desligados, mas o problema é que este tipo de equipamento é mais sofisticado e delicado, não aceitando qualquer tipo de carga. Até aqui eles só obtiveram sucesso trazendo pneus e lâmpadas, o que ainda não é suficiente para manter o equilíbrio entre o que está saindo do País e o que está entrando, informa Juarez Moraes.

A grande procura pelo contêiner refree pode significar maior custo do frete por contêiner, mas os exportadores brasileiros também têm de enfrentar maiores custos com armazenagem porque, quando não conseguem embarcar as cargas na data inicialmente prevista, têm de recorrer à estocagem em armazéns de terceiros até que seja possível realizar a operação já que sem o contêiner não é possível nomear navios. Esta é uma situação onde ainda não vemos solução até o final do ano, completa o presidente da Abratec.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22