Sustentabilidade

Eneva passa a integrar Índice de Sustentabilidade Empresarial

Inclusão no índice da B3 em 2023 é reconhecimento do compromisso da empresa com a sustentabilidade e as boas práticas de governança

Redação TN Petróleo/Assessoria
02/01/2023 08:39
Eneva passa a integrar Índice de Sustentabilidade Empresarial Imagem: Divulgação Visualizações: 2128

A Eneva passa a integrar a Carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 no ano de 2023, um dos principais reconhecimentos na trajetória da empresa pelo seu comprometimento com a sustentabilidade empresarial. Como companhia integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) de gás natural até o fornecimento de soluções customizadas, a Eneva tem importante papel na segurança energética brasileira e contribui para uma transição de baixo carbono, inclusive nos sistemas isolados e com o investimento em renováveis. 

A inclusão no índice representa mais um reconhecimento do compromisso da empresa com a sustentabilidade e torna a sua gestão ainda mais transparente aos investidores, o que tem implicações diretas no acesso a financiamentos de menor custo e na liquidez das ações. Foi a primeira vez que a companhia respondeu à avaliação para adesão ao ISE, figurando na 40ª colocação entre 70 empresas integrantes.

"A entrada da Eneva no ISE B3 reflete o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável e o seu objetivo de integrar as melhores práticas ESG à sua estratégia de atuação, gerando valor para seus colaboradores, acionistas e sociedade", afirma o diretor Financeiro da Eneva, Marcelo Habibe (foto).

A Eneva desenvolve projetos de eficiência energética em suas operações atuais e futuras, como fechamento de ciclo de suas termelétricas (produção a partir do vapor gerado pelas turbinas, sem a utilização de gás natural e sem novas emissões de gases do efeito estufa), e o suprimento de gás natural liquefeito (GNL) para clientes industriais, como Vale e Suzano, o que irá contribuir para a redução de emissões neste setor a partir de 2024. Em março de 2022, a companhia passou a operar comercialmente a usina termelétrica Jaguatirica II, em Roraima, que, ao utilizar o gás natural em vez do óleo diesel das antigas usinas do sistema isolado, reduziu em 30% as emissões.

A empresa está presente em diversos municípios de baixo índice de desenvolvimento humano, em especial nos estados do Maranhão e do Amazonas, em áreas da Amazônia Legal. Sua operação é uma oportunidade de geração de emprego e renda, o que repercute na melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua.  Até 2030, mais 50 mil pessoas diretamente e 100 mil indiretamente serão beneficiadas pelos projetos sociais desenvolvidos pela companhia, mais que o dobro do total alcançado até 2021.

No Amazonas, onde opera o campo de Azulão, a Eneva mantém o compromisso de preservar a floresta em pé e de contribuir com a consolidação de 500 mil hectares de áreas protegidas na Amazônia Legal até 2030. Para isso, apoia iniciativas com base em cinco eixos: estímulo à bioeconomia e agroflorestais; apoio a unidades de conservação; restauração de áreas degradadas; monitoramento territorial; e ações em linha com o mercado de carbono.

CLASSIFICAÇÃO AMBIENTAL

A companhia ainda teve, neste mês, a sua classificação de riscos, oportunidades e impactos ambientais críticos do CPD elevada de C para B (clima) e manteve a nota B para uso dos recursos hídricos. O CDP (Carbon Disclosure Project) é uma organização sem fins lucrativos que analisa dados de sustentabilidade das empresas para orientar investidores e governos em suas tomadas de decisão. Esse índice é utilizado para direcionar a construção de economias sustentáveis e mensurar possíveis impactos ambientais.

"O equilíbrio entre os pilares ambiental, social e econômico está no foco da atuação da Eneva. Além do seu papel econômico relevante nas regiões que atua, a empresa se destaca por contribuir com a valorização da mão de obra local e com a qualificação de fornecedores locais, além de trabalhar na capacitação e geração de renda para as pessoas beneficiadas pelos seus projetos sociais. Acreditamos e nos empenhamos também com a geração de valor para todos", diz a diretora de Gente, ESG, Saúde & Segurança, Comunicação & Cultura da Eneva, Anita Baggio.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Transição energética avança no Quebec e mira empresas br...
27/11/25
Energia Solar
EDP coloca em operação usina solar na fábrica da Johnson...
26/11/25
Inclusão social
Vale lança campanha solidária para contribuir com a incl...
26/11/25
Comunicação
Legal Design, Linguagem Simples e Black Friday: nova lei...
26/11/25
Incentivo à Inovação
PETRONAS Brasil lança o I Desafio de Inovação para promo...
25/11/25
Comunicação
Creators negros apostam no futuro da Creator Economy e q...
21/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Premiação
Bunker One conquista Selo de Sustentabilidade do Ministé...
19/11/25
Geração de Energia
EDP tem novo Centro de Predição e Performance para Geraç...
19/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição ene...
14/11/25
Pesquisa
76% valorizam uso de energia renovável, mas apenas 26% c...
14/11/25
Saúde e Bem-estar
De volta às quadras: o saque do futuro
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
No quinto e último Workshop da iniciativa, organizações ...
13/11/25
Inclusão Social
Por que a inclusão da comunidade surda ainda não é uma r...
13/11/25
Saúde e Bem-estar
Dia Mundial do Diabetes: Especialista lista 3 alimentos ...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.